Notícias

Governo do Rio de Janeiro faz acordo com italianos para cidades inteligentes

O governo do estado do Rio de Janeiro fechou um acordo de entendimento com as empresas italianas TIM, Leonardo e Enel X para o desenvolvimento do conceito de cidades inteligentes e planejamento de estudos sobre o tema.

O anúncio formal da parceria foi realizado durante o encontro do governador, Cláudio Castro, com a vice ministra de Economia da Itália, Laura Castelli, em Roma.

“Sistemas de energia e inteligência artificial vão proporcionar mais proteção, segurança e qualidade de vida aos cidadãos e às indústrias fluminenses. Essa parceria recoloca o Estado do Rio de Janeiro em um cenário de desenvolvimento e credibilidade internacional”, disse o governador por meio de comunicado oficial.

Já Castelli ressaltou que acredita que o “projeto Cidades Inteligentes ajude a consolidar políticas públicas do Estado do Rio de Janeiro e aproxime ainda mais a Itália do Brasil”.

“Foi uma oportunidade importante para reafirmar a importante colaboração que existe entre nosso país e o Estado do Rio. A Itália possui uma verdadeira e própria excelência industrial, muitas das empresas participantes, que com orgulho divulgam a marca Itália no mundo, e é dever do Estado defendê-la e protegê-la, apoiando projetos de investimento voltados ao desenvolvimento tecnológico e respeitando o princípio da sustentabilidade”, acrescentou a vice-ministra de Economia da Itália.

Entre as possíveis aplicações desenvolvidas no Rio de Janeiro estão a medição do clima e nível de poluição, os sistemas de recarga pública para veículos elétricos e uso de plataformas de monitoramento em tempo real para climatização.

A nota oficial do governo do Rio também cita uma visita de Castro à sede da Leonardo.

“Na ocasião, foi anunciada a inauguração da pedra fundamental do maior teleporto satélite 5G da América Latina, na cidade de Maricá, este mês. A previsão é que a obra seja inaugurada em março de 2022 e que o teleporto entre em operação em junho de 2022”, acrescenta o comunicado.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios