Notícias

Tubarão e a cidade de Silea na Itália assinam protocolo de intenções para futuro gemellagio

Já faz algum tempo que existe por parte dos municípios de Silea na Província de Treviso, Itália e Tubarão, Santa Catarina, Brasil, o interesse em aprovar e subscrever acordo de programa inerente às atividades culturais, folclorísticas, econômicas, turísticas e de promoção do território de ambos municípios, o conhecido “Gemellagio”.

No domingo, 6 de setembro, o primeiro passo, desta feita oficial, foi dado em relação à este acordo internacional de amizade e colaboração.

 

A Associação “Trevisani Nel Mondo di Tubarão”, possibilitou a vinda de representantes da “Comune di Silea”, e da Região do Veneto  para participarem da 10ª Assembléia do COMVESC, realizada em Tubarão neste final de semana.

 

Representando Silvano Piazza, Prefeito de Silea, Rossela Cendron – Assessora Especial para Atividades Produtivas, Marketing Territorial e Turismo e representando Manoel Bertoncini, Prefeito Municipal de Tubarão, a Sra. Alba Lígia Koenig Pires, Secretária Municipal de Cultura, Esportes e Turismo, assinaram o Protocolo de Intenções para o “Gemellaggio” entre as duas cidades.

 

O Assessor do fluxo migratório da região do Veneto, Itália, Oscar de Bonna, o deputado Estadual Joares Ponticelli, o Presidente do  Comvesc, Itamar Benedet, da cidade de Criciuma, Élio Zanette, Coordenador das Associações Trevisanis no Brasil e o consultor do COMVERS César A. Prezzi, assinaram como testemunhas o referido protocolo.

Escrito nas duas línguas, português e italiano, o protocolo prevê que este objetivo deverá ser atingido através de uma programação, em conjunto e compartilhada, de encontros e atividades comuns. E que para isto de fato ocorrer, é necessário serem definidas uma planificação conjunta de desenvolvimento dos respectivos territórios municipais nos diversos setores (turístico, cultural, folclorístico, econômico e promoção do território), mediante a ativação de encontros entre as administrações municipais com o objetivo de definir as intervenções a serem efetuadas em cada respectivo setor.

 

De acordo com Rossela, o município de Silea apesar de ser menor que Tubarão, tem uma estrutura geográfica bastante parecida, pois também é cortado por um importante Rio. “Temos certeza de que poderemos trocar muitas experiências, principalmente no que se refere ao turismo, uma vez que em Silea, muitas atividades aquáticas são realizadas atraindo turistas de toda a Europa. Temos também um parque industrial importante, cujas experiências vencedoras poderão ser

utilizadas por Tubarão”, disse Rossela, confessando estar encantada com a cidade de Tubarão.

 

Fabiola Cechinel, Presidente da Associação Trevisani Nel Mondo de Tubarão, juntamente com toda diretoria, acreditam na concretização deste “Gemellaggio”, principalmente pelo fato de que o Presidente da Trevisani de Silea, Olivo Bergamo, conhece a nossa cidade e manifestou seu total apoio ao projeto de intercâmbio.

“Agora, juntos e conscientes, vamos trabalhar para que a documentação e os projetos aconteçam e que em pouco tempo, possamos estar assinando com Silea, este “Gemellaggio”, que com certeza irão trazer grandes benefícios à Tubarão, uma vez que abrirá uma porta direta no Vêneto, onde divulgaremos as nossas possibilidades e o nosso potencial turístico”, disse  Fabiola Cechinel.
 
Luiz Antônio Cechinel
Diretor de Comunicação
Associação Trevisani Nel Mondo

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios