Notícias

União Europeia chega a acordo para recapitalização de bancos

Na primeira informação a ser divulgada em meio à aguardada reunião de cúpula dos líderes da União Europeia (UE) nesta quarta-feira, um comunicado conjunto indicou que o bloco chegou a um acordo para a recapitalização dos bancos atingidos pela crise e que parte do plano inclui elevar as exigências de capital de máxima qualidade ("core capital") dos bancos em até 9% antes de julho de 2012.

Os primeiros dados do comunicado chegaram ao mesmo tempo em que fontes do governo italiano confirmaram que o premiê Silvio Berlusconi reuniu-se com os presidentes da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, e do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy, antes do início da cúpula de líderes em Bruxelas.

"Chegamos a um acordo sobre um plano para recapitalizar os bancos europeus", o primeiro-ministro da Polônia, Donald Tusk, país que atualmente detém a Presidência rotativa do bloco.

Tusk disse ainda que não pode dar uma cifra sobre o capital total que será preciso injetar nos bancos europeus já que isso dependerá do perdão da dívida grega que eles estão dispostos a aceitar.

A reunião em paralelo de Berlusconi com José Manuel Durão Barroso e Herman Van Rompuy indica o nível de atenção que o bloco dispensa agora à situação da economia italiana.

Segundo o jornal britânico "The Guardian", as dificuldades de Roma em lidar com sua enorme dívida pública passaram a preocupar os líderes do bloco com mais intensidade nas últimas semanas.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios