Notícias

União Europeia elogia propostas de Matteo Renzi sobre o desafio do desemprego na Itália

O comissário para Trabalho da União Europeia (UE), László Andor, elogiou o pacote de propostas apresentado pelo prefeito de Florença e secretário do Partido Democrático (PD), Matteo Renzi, para enfrentar o desafio do desemprego na Itália. Segundo o economista húngaro, ainda que não seja definitivo, o plano representa um "novo programa" que caminha na direção defendida pelo bloco nos últimos anos. "É preciso tornar o mercado de trabalho mais dinâmico e inclusivo, atacando temas delicados, como a desocupação entre os jovens e o emprego feminino", afirmou. Para Andor, entre os problemas mais graves do mercado de trabalho italiano estão a segmentação excessiva e a diferença de idade entre as pessoas atingidas pelo desemprego.

O pacote apresentado por Renzi tem como principais pontos a redução das mais de 40 formas contratuais que existem no país; o abono universal para quem perde o trabalho, desde que o indivíduo faça algum curso de formação profissional e não recuse mais de uma proposta; a criação de uma única agência federal que coordene as centrais de emprego; a presença de representantes eleitos diretamente pelos funcionários nos conselhos de administração das grandes companhias; e o corte de 10% do custo da energia para as empresas, principalmente as pequenas.

No entanto, o prefeito de Florença elaborou apenas um rascunho, que vai passar por um processo de consulta pública até 16 de janeiro, antes de ser transformado em um documento técnico. O programa final será discutido com o premier Enrico Letta, que também pertence ao PD, e os demais partidos da coalizão governista. A ideia é chegar a um consenso sobre o plano dentro da base aliada antes de tentar levá-lo a plenário.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios