Notícias

Governo da Itália oferece ajuda ao Japão por grave terremoto


O primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, ofereceu ajuda ao Japão, que foi atingido por um terremoto de 8,9 graus na escala Richter, e disse que ficou "emocionado" com as imagens da tragédia.

"Fiquei profundamente emocionado ao ver as imagens do terremoto e do sucessivo tsunami no Japão. Estamos próximos ao povo japonês nesta trágica circunstância e prontos a dar toda a assistência e ajuda possível ao governo de Tóquio", disse o premier, em um comunicado.

O presidente italiano, Giorgio Napolitano, também enviou uma mensagem ao imperador do Japão, Akihito, lamentando o ocorrido.

"Neste momento assim dramático, a Itália, unida a seu país por vínculos de profunda amizade, se aproxima do povo japonês", destacou o chefe de Estado.

Por sua vez, o ministro italiano das Relações Exteriores, Franco Frattini, expressou pesar pelas vítimas e informou que Roma já acionou uma unidade de crise no Japão para atender os cidadãos italianos.

De acordo com o embaixador da Itália no Japão, Vincenzo Petrone, há cerca de três mil italianos no país, entre residentes e turistas. Do total, a sede diplomática não consegue se comunicar com 28 pessoas.

"É possível que amanhã, com a esperada retomada dos sinais telefônicos, pode se ter notícias mais exatas destes 28", explicou Petrone. O terremoto, que atingiu a costa nordeste do Japão e foi seguido por um tsunami com ondas de até dez metros de altura, chegou a 8,9 graus na escala Richter em algumas regiões. A imprensa local contabiliza 95 mortes até o momento.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios