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Antitruste investiga influencer italiana Asia Valente por publicidade oculta

A Autoridade Italiana de Concorrência e Garantia de Mercado (AGCM) anunciou que abriu uma investigação contra a Meta e Instagram, controladas pela multinacional americana, bem como sobre uma das principais influenciadoras da Itália Asia Valente por suposta publicidade oculta.

Valente é acusada de não declarar o caráter promocional de fotos e vídeos de sua conta no Instagram de restaurantes, spas e hotéis com os quais é suspeita de manter acordos comerciais.

Segundo o órgão antitruste, a Meta não tomou iniciativas adequadas para impedir a conduta da influenciadora italiana, que patrocinava produtos, especialmente instalações turísticas, ocultando o propósito comercial da
atividade e gozando de considerável popularidade baseada principalmente em seguidores falsos.

De acordo com a investigação, Valente tem cerca de 2 milhões de seguidores, mas “a maioria deles parece não ser autêntico”.

Em comunicado, a AGCM ressalta que “Meta-Instagram não fornecia informações adequadas sobre a existência e métodos de utilização da ferramenta para sinalizar conteúdo de marca nem monitora o uso eficaz e correto desta ferramenta, especialmente em relação a conteúdos promocionais publicados por usuários extremamente populares, como influenciadores”. Por fim, “a empresa não realiza verificações quanto à autenticidade das interações em sua plataforma para evitar a coleta artificial de ‘curtidas’ e seguidores”.

Valente, de 27 anos, é considerada uma das principais influenciadoras da Itália e ficou famosa após participar dos programas televisivos “Ilha dos Famosos” e “Grande Fratello”.

Ela nasceu no Benevento, em 12 de abril de 1996, e é também blogueira de moda e modelo.

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