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A reintrodução do latim nas escolas secundárias da Itália: um passo em direção à cultura

A recente decisão de reintroduzir o ensino do latim nas escolas secundárias da Itália, ainda que de forma opcional, suscitou um amplo debate entre educadores, pais e alunos. Segundo o Ministro da Educação e do Mérito, Giuseppe Valditara, o latim representa um “ginásio de lógica e razão”, afirmação que chama a atenção para a importância desta língua milenar no contexto educacional contemporâneo. A redescoberta do latim não é apenas um ato de nostalgia, mas uma oportunidade para formar mentes críticas e capazes de raciocinar.

Valditara destacou como o estudo do latim envolve certo esforço, elemento que pode ser fundamental para a educação dos jovens. Numa época em que a simplicidade e o imediatismo parecem dominar, é crucial ensinar às crianças que aprender requer compromisso e dedicação. Ensinar latim, com as suas complexas estruturas gramaticais e linguísticas, pode ajudar os alunos a desenvolver uma disciplina intelectual que será útil em todas as áreas das suas vidas.

Além do latim, o ministro também falou sobre a reintrodução da leitura de trechos da Bíblia nas escolas. Esse patrimônio cultural, segundo Valditara, é de grande importância educativa. Conhecer os textos bíblicos não só enriquece a formação cultural dos alunos, mas também oferece subsídios para reflexão sobre valores éticos e morais. A Bíblia, de facto, é uma fonte de sabedoria que influenciou profundamente a cultura ocidental e o seu conhecimento pode contribuir para uma educação mais completa e consciente. (Por Fabio Botto – Rádio Italiana)

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