Notícias

Aos 92 anos, morre jornalista italiano Tito Stagno

O jornalista e apresentador italiano Tito Stagno, muito conhecido por ter comentado ao vivo o desembarque dos astronautas na Lua durante a missão Apollo 11, morreu aos 92 anos de idade.

Natural de Cagliari, Stagno foi contratado pela emissora pública Rai nos anos 1950 e começou a trabalhar principalmente na área esportiva. Em 1961, o profissional comentou o voo do cosmonauta Iuri Gagarin, que foi o primeiro ser humano a viajar pelo espaço.

Em virtude desta experiência, Stagno foi responsabilizado por conduzir em julho de 1969 a transmissão sobre a Apollo 11, missão que decolou da Terra para levar, pela primeira vez, o homem à Lua. Na ocasião, o jornalista liderou a cobertura diretamente da Itália, comentando sobre o pouso junto com Ruggero Orlando, correspondente de Houston.

Ao longo da transmissão houve um pequeno desentendimento entre os dois profissionais, pois Stagno interpretou mal as comunicações dos astronautas e disse: “Ele tocou! Ele tocou o solo lunar neste momento”.

No entanto, o jornalista antecipou o tempo real do histórico pouso em 56 segundos.

Ruggero, por sua vez, respondeu negativamente e um breve debate começou entre os dois comentaristas, que terminou com muitas risadas e aplausos das pessoas convidadas no estúdio.

Ao longo da carreira, Stagno foi apresentador de televisão e supervisionou por muitos anos as transmissões do programa “La Domenica Sportiva”.

As causas da morte de Stagno não foram informadas.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios