Notícias

CURIOSIDADE: Idosa italiana fará turismo espacial

Uma atriz de 72 anos, originária de Roma, se tornará a mulher mais idosa da Europa e a segunda no mundo, a participar de um voo espacial.

Trata-se de Gloria Coco, que depois de completar os três ciclos de treinamento, se prepara para a contagem regressiva, prevista após o verão (boreal) no Centro Espacial da NASA, em Houston (Texas).

Amante da aventura, veterana nas corridas de sobrevivência, a senhora abraçou logo de cara o projeto de Spaceland, a primeira agência não governamental para o voo aeroespacial reconhecida pela Agência Espacial Europeia (ESA) e também pela italiana (ASI).

"Sempre senti atração pelas coisas incomuns, gosto muito de aventura e de estar em movimento, sem nunca parar. Assim que soube deste voo suborbital telefonei, dei minha descrição e falei que tinha 70 anos. Fui imediatamente aceita", contou ela.

O voo do qual ela participará terá fins estritamente científicos. "Mediremos as reações de seu cérebro nos diferentes estados de gravidade. Os resultados irão ajudar cientistas e médicos na luta contra o mal de Alzheimer", explicou Carlo Viberti, presidente de Spaceland.

No entanto, chegar ao lançamento não é algo simples: a atriz teve que superar três ciclos de treinamento, com vários mergulhos, exames médicos e exercícios de orientação.

"Na Sardenha participei de dois treinamentos. O primeiro foi debaixo d'água e o outro em uma caverna, para verificar se não sofria de claustrofobia", disse Gloria, a futura viajante do espaço.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios