Notícias

EUA confirmam encontro entre o primeiro-ministro italiano Mario Monti e presidente Barack Obama

O embaixador norte-americano em Roma, David Thorne disse que está confirmado um encontro entre o primeiro-ministro italiano Mario Monti, e o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.

"Com certeza eles se encontrarão, ainda não sabemos exatamente quando mas este encontro está previsto, é certo", disse o embaixador em uma coletiva de imprensa em Roma.

Ele também declarou a confiança de seu país no novo presidente do Banco Central Europeun (BCE), o italiano Mario Draghi.

"Temos confiança em Mario Draghi, é um homem calmo e inteligente que compreende muito bem o funcionamento dos mercados".

"Estou muito confiante que as escolhas que fará serão muito positivas", acrescentou o diplomata dos Estados Unidos que destacando as diferenças entre as linhas adotadas pelo Fed (o Banco Central norte-americano) e o BCE ele disse que para enfrentar a crise, "nós escolhemos a nossa estrada de injetar mais dinheiro no sistema".

Ainda sobre a crise econômica europeia, Thorne disse que "estamos muito interessados [porque] uma Europa forte é muito importante para a recuperação da economia norte-americana. mantemos os dedos cruzados para a Europa".

"É uma situação muito complicada, existe muito trabalho a ser feito mas a construção do euro começou em 2000 e não está concluída. Esperamos por um outro passo adiante", explicou o diplomata destacando que "temos grande esperança e também confiança nestes novos governo e na liderança do BCE".

Para Thorne a Europa está diante "de um desafio difícil que não será resolvido facilmente, As reformas de austeridade são um desafio para todos os países, inclusive para a Itália".

O presidente norte-americano Barack Obama, disse que o que ocorre na Itália e nos outros países da União Europeia (UE) "pode ter um forte impacto sobre nós".

O primeiro-ministro italiano tem um encontra marcado para 7 de dezembro em Milão com o secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Timothy Geithner.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios