Ao usar este site, você concorda com nossa política de Política de Privacidade e Termos de Use.
Aceitar
.:: Rádio Italiana ::..:: Rádio Italiana ::.
Font ResizerAa
  • INÍCIO
  • NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • Catolicismo Romano
    • Variedades
    • Dicas Culturais
    • Festival di Sanremo
    • Folclore Italiano
    • Geografia da Itália
    • Gramática Italiana
    • Hino da Itália
    • História da Itália
    • Previdência Italiana
  • CULINÁRIA
  • ENTREVISTAS
  • MÚSICA
    • Música Italiana
    • Letras de Músicas
  • TURISMO NA ITÁLIA
  • BLOG DO BOTTO
Reading: Ex-premiê Renzi rompe com governo Conte e abre crise política na Itália
Compartilhar
Font ResizerAa
.:: Rádio Italiana ::..:: Rádio Italiana ::.
  • Insider
Pesquisar
  • INÍCIO
  • NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • Catolicismo Romano
    • Variedades
    • Dicas Culturais
    • Festival di Sanremo
    • Folclore Italiano
    • Geografia da Itália
    • Gramática Italiana
    • Hino da Itália
    • História da Itália
    • Previdência Italiana
  • CULINÁRIA
  • ENTREVISTAS
  • MÚSICA
    • Música Italiana
    • Letras de Músicas
  • TURISMO NA ITÁLIA
  • BLOG DO BOTTO
Have an existing account? Sign In
Follow US
.:: Rádio Italiana ::. > Blog > Notícias > Ex-premiê Renzi rompe com governo Conte e abre crise política na Itália
Notícias

Ex-premiê Renzi rompe com governo Conte e abre crise política na Itália

Fabio Botto
Compartilhar
Compartilhar

O ex-premiê da Itália e senador Matteo Renzi anunciou seu rompimento com o governo do primeiro-ministro Giuseppe Conte e abriu uma crise política que pode até culminar em eleições antecipadas.

O fim da aliança foi sacramentado com a renúncia das ministras Teresa Bellanova (Agricultura) e Elena Bonetti (Família), representantes do Itália Viva (IV), pequeno partido de centro fundado e liderado por Renzi.

https://www.provincia.biella.it/

“É muito mais difícil deixar cargos do que se agarrar ao status quo. Nós vivemos uma grande crise política, estamos discutindo perigos ligados à pandemia. Frente a essa crise, o senso de responsabilidade pede para resolver os problemas, e não escondê-los”, disse o ex-premiê durante coletiva de imprensa em Roma.

O rompimento chega horas depois de o governo ter aprovado o plano de utilização do fundo de recuperação da União Europeia, tema que foi motivo de divergências na base aliada nas últimas semanas.

No entanto, o aval ao programa de estímulos não serviu para superar as diferenças entre forças historicamente rivais – Bellanova e Bonetti inclusive se abstiveram na votação no Conselho dos Ministros.

Renzi foi um dos artífices do acordo com o antissistema Movimento 5 Estrelas (M5S) – seu arquirrival na política italiana -, que possibilitou o nascimento do segundo governo Conte, em setembro de 2019.

Na época, o ex-premiê era expoente do centro-esquerdista Partido Democrático (PD) e dizia ser movido pelo desejo de evitar eleições antecipadas após a saída de Matteo Salvini do governo – algo que provavelmente levaria a uma vitória da extrema direita nas urnas. Logo depois do acordo, Renzi rompeu com o PD e fundou o Itália Viva (IV), tornando-se a principal voz dissonante no governo. Além das divergências sobre os fundos da UE, Renzi critica Conte por acumular o comando dos serviços secretos com o cargo de premiê e por rechaçar o
Mecanismo Europeu de Estabilidade (ESM), instrumento de socorro a nações em dificuldade na eurozona mediante empréstimos com juros subsidiados.

Renzi também já expôs sua contrariedade em relação às políticas de comunicação do governo e à renda básica de cidadania, espécie de “bolsa família” da Itália e bandeira do M5S.

“O rei está nu. Pensar que é possível resolver os problemas com um tuite ou um post no Instagram é populismo.

https://www.provincia.biella.it/

A política pede respeito às liturgias da democracia”, declarou o exprimeiro-ministro.Renzi ainda negou que o rompimento em plena pandemia do novo coronavírus seja uma “irresponsabilidade”. “Existe uma dramática emergência a ser enfrentada, mas isso não pode ser o único elemento que mantém o governo vivo”, disse.

Cenários

Com a saída do Itália Viva do governo, Giuseppe Conte perde sua maioria no Senado e pode ter de entregar o cargo ao presidente Sergio Mattarella. Neste caso, caberia ao chefe de Estado definir o caminho para solucionar a crise, abrindo conversas com os partidos para verificar se há condições de formar uma nova base aliada.

Conte também já ventilou a hipótese de pedir o voto de confiança ao Parlamento, apostando no apoio de dissidentes dentro do Itália Viva ou de senadores da oposição conservadora contrários à abertura de uma crise neste momento de pandemia.

Caso os partidos fracassem em formar um novo governo, Mattarella pode se ver forçado a convocar eleições antecipadas, possibilidade que sempre desagradou o presidente e que também não entusiasma os líderes políticos.

“Não vamos votar agora, vamos votar em 2023”, disse Renzi. Já o governador da Ligúria, Giovanni Toti, de centro-direita, afirmou que alguém deve “se encarregar de conduzir [o país] até um momento mais tranquilo”.

Ainda no início de sua campanha de vacinação, a Itália enfrenta um momento delicado na pandemia, com tendência de alta nas médias de casos e óbitos e uma das maiores taxas de mortalidade por Covid-19 em todo o mundo.

O país chegou a realizar eleições regionais e municipais em setembro passado, mês em que o número diário de mortes não chegava a 30.

Você pode se interessar também por ...

“O que eu fiz?”, disse Francesco Schettino antes de naufrágio do navio Costa Concordia
Parentes de vítimas de massacre nazista na Itália querem indenização
Petição contra restrição à cidadania italiana supera 100 mil assinaturas
Ministro italiano manda recado a Israel e Hamas em evento por Senna
Italiano Sergio Castelito e britânica Helen Mirren são escolhidos como os melhores atores
TAGGED:Ex-premiê Renzi rompe com governo Conte e abre crise política na Itália
Compatilhar Este Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp Email Print
Artigos Recentes
Blog do BottoNotícias

Novo projeto que endurece regras para obter cidadania avança na Itália

Fabio Botto
Fabio Botto
14 de outubro de 2026
Giorgia Meloni alerta para custos de energia e critica acordo de Trump com Putin
Polícia Federal diz que máfia italiana ofereceu 250 mil euros pela “cabeça” de influencer
Privacidade rigorosa marca internação de Leão XIV no Hospital Gemelli, em Roma
FUTEBOL ITALIANO: Venezia demite técnico Giovanni Stroppa após sexta derrota seguida
Leão XIV faz fisioterapia respiratória e retoma alimentação normal após cirurgia
“SENZ’ALLEGRIA”: Cantora ítalo-brasileira Gaia Gozzi explora suas raízes culturais em novo single
Festival de Cinema de Roma entra em cartaz com programação eclética
Papa Leão XIV é diagnosticado com câncer e remove parte do pulmão
- Publicidade -
Ad imageAd image

2007 - 2026 © Radio Italiana | UNO

Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?