Notícias

Ex-premier Silvio Berlusconi diz que há uma “indeterminação absoluta” na Itália

Depois de ouvir o premier Mario Monti percebemos que há uma indeterminação absoluta, disse Silvio Berlusconi em um trecho de seu discurso na assembleia dos grupos de seu partido, o PDL (Povo da Liberdade).

Monti não tardou a responder quando falou em sessão na Câmara, onde descreveu as diretrizes do governo antes do Conselho Europeu: Berlusconi "citou justamente a incerteza absoluta em relação aos resultados" da Cúpula da UE, exatamente porque "o espaço para negociar é muito amplo".

Da reunião com Monti saí com um sentimento de incerteza sobre as propostas que a Itália fará, comentou Berlusconi. Há uma orientação sobre uma medida que poderia prever uma intervenção do BCE (Banco Central Europeu) e do fundo de poupança para comprar títulos públicos dos países com um spread muito alto, mas apenas para os Estados virtuosos. Ficariam assim excluídos Espanha, Grécia e Portugal, mas a Itália estaria incluída. No entanto, não foram apontadas outras medidas, acrescentou ex-premier aos seus deputados.

Monti disse estar determinado a identificar outras medidas na reunião com os chefes de Estado e de governo.

Setenta e cinco por cento dos nossos eleitores são contrários a apoiar o governo Monti, mas devemos seguir em frente e ter responsabilidade neste momento. Tirar a confiança ao governo implicaria a convocação de eleições e, conversando com Bruxelas, a queda de Monti seria uma catástrofe, observou Berlusconi.

Em outro momento de seu discurso, o ex-premier também comentou que seria candidato a ministro da Economia em um governo liderado por Angelino Alfano.

"As diretrizes compartilhadas entre o Parlamento e o governo não se restringiram a esta sala, mas ajudaram a dar forma a uma agenda comum europeia na qual o governo italiano, reconhecidamente, foi o protagonista", admitiu ainda o Cavaliere.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios