Notícias

Após 32 votações, Parlamento da Itália elege juízes

Na 32ª votação, o Parlamento da Itália elegeu os três juízes que ocuparão as cadeiras vagas na Corte Constitucional do país.

 

O fim do impasse só foi possível graças a uma rara aliança entre o centro-esquerdista Partido Democrático (PD), do primeiro-ministro Matteo Renzi; o oposicionista Movimento 5 Estrelas (M5S), do comediante Beppe Grillo; e a Área Popular (AP), de centro. Os três grupos chegaram a um acordo para isolar o conservador Forza Italia (FI), de Silvio Berlusconi, e a extremista Liga Norte e votar um no candidato do outro.

 

O jurista Augusto Barbera, indicado pelo PD, obteve 581 votos; o professor de direito constitucional Franco Modugno, escolhido pelo M5S, alcançou 609; e o também jurista Giulio Prosperetti, nome escolhido pela AP, recebeu 585. O pacto foi duramente criticado por Berlusconi, segundo quem, a Corte Constitucional não possui nenhum juiz de centro-direita.

 

Havia meses que o Parlamento da Itália se reunia em sessão conjunta para tentar eleger os três magistrados, mas sem que os partidos entrassem em acordo. Para que uma pessoa fosse escolhida, era necessário ter dois terços dos votos, ou seja, 571, número que nenhuma legenda sozinha possui.

 

A Corte Constitucional é formada por 15 membros: cinco nomeados pelo presidente da República, cinco pela magistratura e cinco pelo Congresso.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios