Ao usar este site, você concorda com nossa política de Política de Privacidade e Termos de Use.
Aceitar
.:: Rádio Italiana ::..:: Rádio Italiana ::.
Font ResizerAa
  • INÍCIO
  • NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • Catolicismo Romano
    • Variedades
    • Dicas Culturais
    • Festival di Sanremo
    • Folclore Italiano
    • Geografia da Itália
    • Gramática Italiana
    • Hino da Itália
    • História da Itália
    • Previdência Italiana
  • CULINÁRIA
  • ENTREVISTAS
  • MÚSICA
    • Música Italiana
    • Letras de Músicas
  • TURISMO NA ITÁLIA
  • BLOG DO BOTTO
Reading: Governo da Itália propõe reajuste de 100% na “taxa de cidadania”
Compartilhar
Font ResizerAa
.:: Rádio Italiana ::..:: Rádio Italiana ::.
  • Insider
Pesquisar
  • INÍCIO
  • NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • Catolicismo Romano
    • Variedades
    • Dicas Culturais
    • Festival di Sanremo
    • Folclore Italiano
    • Geografia da Itália
    • Gramática Italiana
    • Hino da Itália
    • História da Itália
    • Previdência Italiana
  • CULINÁRIA
  • ENTREVISTAS
  • MÚSICA
    • Música Italiana
    • Letras de Músicas
  • TURISMO NA ITÁLIA
  • BLOG DO BOTTO
Have an existing account? Sign In
Follow US
.:: Rádio Italiana ::. > Blog > Editorias > Blog do Botto > Governo da Itália propõe reajuste de 100% na “taxa de cidadania”
Blog do BottoNotícias

Governo da Itália propõe reajuste de 100% na “taxa de cidadania”

Fabio Botto
Compartilhar
Compartilhar

A versão definitiva do projeto de lei do governo da Itália para o Orçamento de 2020 confirma o aumento de 100% na taxa de reconhecimento de cidadania jus sanguinis (direito de sangue) na rede consular.

O texto está disponível no site do Senado da República, que iniciou a tramitação do projeto.

https://www.provincia.biella.it/

Atualmente, os consulados cobram 300 euros de estrangeiros que buscam a certificação de sua cidadania italiana, porém a Lei Orçamentária reajusta o valor para 600 euros, o equivalente a quase R$ 1,4 mil, pela cotação atual.

A mudança está no artigo 101 do projeto, que trata dos fundos relativos a movimentos migratórios, e entraria em vigor em 1º de fevereiro de 2020. O reajuste de 100% é cinco vezes maior do que o aumento de 20% que a Lei Orçamentária institui para todos os outros serviços consulares, como registros de casamento.

O texto ainda será votado no Senado e na Câmara, portanto é passível de alterações, mas o governo busca formas de elevar a arrecadação para evitar uma escalada do déficit fiscal e, consequentemente, da dívida pública, a segunda maior da zona do euro, em 134% do PIB.

Críticas

A taxa de 300 euros foi instituída em 2014, durante o governo do Partido Democrático (PD), de centro-esquerda, com o objetivo de melhorar os serviços consulares e agilizar as filas de cidadania, mas apenas um terço do valor é revertido para esse fim.

Em entrevista à ANSA, o deputado Luis Roberto Lorenzato, eleito como representante dos italianos na América do Sul, disse que o reajuste é uma “penalização” contra a comunidade ítalo-descendente e chamou a cobrança de “discriminatória e racista”.

“Os 300 euros já foram aprovados, mas isso não resolveu o problema. É uma taxa punitiva, não é para resolver o problema”, declarou. O deputado também disse acreditar que o reajuste será aprovado, já que o governo tem maioria na Câmara e no Senado.

https://www.provincia.biella.it/

“Acredito que [a taxa] será aprovada, e é um grande erro. Não vou ficar aqui corrigindo rumo de governo nenhum. Problema do governo. Eles têm maioria, alguém votou neles, então que façam um bom governo. E que o eleitor veja a nossa luta. O nosso lema é ‘primeiro os italianos’, inclusive os do exterior”, ressaltou o ítalo-brasileiro, que pertence ao partido nacionalista Liga, de Matteo Salvini.

Já o ex-deputado Fabio Porta, coordenador do PD na América do Sul, afirmou à ANSA que aumentar a taxa de cidadania seria um ato “estúpido, míope e vexatório”.

“Estúpido, porque causaria o efeito contrário de incrementar a arrecadação; míope, porque mais uma vez demonstraria a falta de visão de longo prazo com a qual a Itália enxerga as próprias comunidades no exterior; e vexatória, porque mortificaria o direito legítimo de quem pede o reconhecimento da própria cidadania”, disse.

Porta também cobrou do ministro das Relações Exteriores Luigi Di Maio, líder do antissistema Movimento 5 Estrelas (M5S), “mais respeito à comunidade italiana no mundo”. O PD faz parte da base de apoio do atual governo com o M5S, e o reajuste foi incluído na Lei Orçamentária com o aval dos dois partidos.

Você pode se interessar também por ...

POLÊMICA CONTINUA: Atriz Italiana conta detalhes de jantares de gala de Silvio Berlusconi
Jubileu já atraiu mais de 18 milhões de peregrinos para Roma
Brasileiros seguem em busca da cidadania italiana na Justiça mesmo após restrição
Ferrari financiará reconstrução de escola em Amatrice
Dois americanos são presos após morte de policial em Roma
TAGGED:aumentocidadaniataxa
Compatilhar Este Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp Email Print
Artigos Recentes
Notícias

Giorgia Meloni defende corte de impostos e regras de mercado: “Itália não é república de bananas”

Fabio Botto
Fabio Botto
10 de junho de 2026
Governo italiano aprova decreto que regulamenta uso de IA pelas forças policiais
Revista “Time” inclui os italianos Antonelli e Sinner entre os mais influentes do esporte em 2026
Maestrina italiana Beatrice Venezi contesta sua demissão do Teatro La Fenice e diz que é discriminatória
Papa Leão XIV visita prisão em Barcelona e defende que “erros não definem pessoas”
União Europeia manda Meta liberar acesso de Whatsapp a chatbots concorrentes
Giorgia Meloni defende regulamentação global da IA e elogia reflexões do Papa
Astronauta italiano integrará tripulação de missão preparatória para viagens à Lua
Ministério Público de Roma investiga suposta corrupção ligada a projeto de ponte na Sicília
- Publicidade -
Ad imageAd image

2007 - 2026 © Radio Italiana | UNO

Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?