Ao usar este site, você concorda com nossa política de Política de Privacidade e Termos de Use.
Aceitar
.:: Rádio Italiana ::..:: Rádio Italiana ::.
Font ResizerAa
  • INÍCIO
  • NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • Catolicismo Romano
    • Variedades
    • Dicas Culturais
    • Festival di Sanremo
    • Folclore Italiano
    • Geografia da Itália
    • Gramática Italiana
    • Hino da Itália
    • História da Itália
    • Previdência Italiana
  • CULINÁRIA
  • ENTREVISTAS
  • MÚSICA
    • Música Italiana
    • Letras de Músicas
  • TURISMO NA ITÁLIA
  • BLOG DO BOTTO
Reading: Governo italiano pressiona União Europeia para ajudar em crise migratória
Compartilhar
Font ResizerAa
.:: Rádio Italiana ::..:: Rádio Italiana ::.
  • Insider
Pesquisar
  • INÍCIO
  • NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • Catolicismo Romano
    • Variedades
    • Dicas Culturais
    • Festival di Sanremo
    • Folclore Italiano
    • Geografia da Itália
    • Gramática Italiana
    • Hino da Itália
    • História da Itália
    • Previdência Italiana
  • CULINÁRIA
  • ENTREVISTAS
  • MÚSICA
    • Música Italiana
    • Letras de Músicas
  • TURISMO NA ITÁLIA
  • BLOG DO BOTTO
Have an existing account? Sign In
Follow US
.:: Rádio Italiana ::. > Blog > Notícias > Governo italiano pressiona União Europeia para ajudar em crise migratória
Notícias

Governo italiano pressiona União Europeia para ajudar em crise migratória

Fabio Botto
Compartilhar
Roberto Maroni
Compartilhar

Roberto MaroniO ministro italiano do Interior, Roberto Maroni, declarou que a "União Europeia (UE) deve passar das palavras aos fatos" e garantir ajuda à Itália frente à perspectiva da chegada de uma nova onda de imigrações ilegais, a partir dos próximos dias, principalmente da Líbia. "Da Líbia, pode chegar uma onda de imigração de proporções catastróficas", considerou o alto funcionário italiano ao chegar em Bruxelas.

https://www.provincia.biella.it/

Maroni afirmou que, diante desta "emergência humanitária, pedimos à Europa que coloque sobre a mesa todas as medidas necessárias para enfrentá-la, porque não podemos ser abandonados".

"Fizemos um pedido à UE logo após a reunião dos ministros de Interior dos países mediterrâneos (Itália, França, Espanha, Grécia, Chipre e Malta), na qual definimos um documento com uma posição comum, o que é inédito", informou o ministro. 

Neste documento, os países pedem ao bloco europeu "desde a constituição de um fundo extraordinário para as emergências humanitárias, até a aceitação do princípio do 'burden sharing' (partilha de carga, mecanismo de proteção financeira internacional contra crises de confiança), assim como outras iniciativas que nada mais são do que a aplicação do princípio de solidariedade, sobre o qual se baseia a própria Europa", frisou Maroni. 

Na prática, a proposta de partilha de carga equivale ao envio dos imigrantes ilegais – que possam atracar nos próximos dias na costa Mediterrânea dos países do sul da Europa, para outros países do continente. 

"Não somos nós que falamos de um milhão e meio (de possíveis imigrantes ilegais que deixarão os países do norte da África rumo à costa sul da Europa), é a Frontex", recordou o titular. 

A estimativa foi divulgada ontem (23) por fontes da agência da UE encarregada de coordenar a proteção das fronteiras dos países do bloco. 

Por sua vez, o ministro sueco de Imigração, Tobias Billstrom, defendeu que a Itália "deve manter uma atitude mais equilibrada" ao enfrentar uma emergência imigratória "que ainda não ocorreu". Ele recordou que seu país não teve problemas quando, no ano passado, "acolheu 32 mil pedidos de asilo, considerando que nossa população não ultrapassa os nove milhões de habitantes".

https://www.provincia.biella.it/

As manifestações nos países árabes contra seus governos que já derrubaram dois presidentes (Ben Ali na Tunísia, e Hosni Mubarack no Egito) e as respostas repressivas das autoridades têm alarmado a comunidade europeia desde o início do mês. 

Após 10 de fevereiro, a ilha italiana de Lampedusa, a mais próxima da costa Mediterrânea dos países do Magreb, passou a receber um êxodo principalmente de tunisianos. 

Estima-se que o número de imigrantes ilegais do norte da África que desembarcaram no país já superou os 6 mil, de acordo com um levantamento recente do Ministério do Interior da Itália.

Você pode se interessar também por ...

Itália alerta para risco de guerra no Mar Vermelho
Itália tem 1º paciente tratado com pílula antiCovid da Pfizer
ENTRETENIMENTO: Cantora italiana Rita Pavone lança música inédita após 19 anos
Líder mafioso da Camorra é capturado pela polícia
Testemunha-chave do caso Ruby reaparece no México, após não comparecer ao júri em Milão
Compatilhar Este Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp Email Print
Artigos Recentes
Notícias

Festival de Veneza homenageará Rossellini com exibição de obra-prima restaurada

Fabio Botto
Fabio Botto
4 de julho de 2026
Praias italianas estão entre as mais seguras da Europa, aponta estudo
FSSPX diz que excomunhões do Vaticano foram “injustas”
Papa Leão XIV visita Lampedusa e cobra ação da Europa para proteger e integrar migrantes
Giorgia Meloni agradece homenagem da Venezuela a bombeiros italianos e reafirma apoio
Governo eleva número de italianos mortos após terremotos na Venezuela
FUTEBOL ITALIANO: Napoli anuncia Massimiliano Allegri como novo técnico até 2029
Governo italiano destaca “força da amizade” com EUA apesar de divergências
Redentoristas Transalpinos: Novo grupo tradicionalista anuncia ordenação episcopal sem aval de Leão XIV
- Publicidade -
Ad imageAd image

2007 - 2026 © Radio Italiana | UNO

Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?