Ao usar este site, você concorda com nossa política de Política de Privacidade e Termos de Use.
Aceitar
.:: Rádio Italiana ::..:: Rádio Italiana ::.
Font ResizerAa
  • INÍCIO
  • NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • Catolicismo Romano
    • Variedades
    • Dicas Culturais
    • Festival di Sanremo
    • Folclore Italiano
    • Geografia da Itália
    • Gramática Italiana
    • Hino da Itália
    • História da Itália
    • Previdência Italiana
  • CULINÁRIA
  • ENTREVISTAS
  • MÚSICA
    • Música Italiana
    • Letras de Músicas
  • TURISMO NA ITÁLIA
  • BLOG DO BOTTO
Reading: Mais de 1.800 imigrantes morreram afogados, alerta entidade católica
Compartilhar
Font ResizerAa
.:: Rádio Italiana ::..:: Rádio Italiana ::.
  • Insider
Pesquisar
  • INÍCIO
  • NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • Catolicismo Romano
    • Variedades
    • Dicas Culturais
    • Festival di Sanremo
    • Folclore Italiano
    • Geografia da Itália
    • Gramática Italiana
    • Hino da Itália
    • História da Itália
    • Previdência Italiana
  • CULINÁRIA
  • ENTREVISTAS
  • MÚSICA
    • Música Italiana
    • Letras de Músicas
  • TURISMO NA ITÁLIA
  • BLOG DO BOTTO
Have an existing account? Sign In
Follow US
.:: Rádio Italiana ::. > Blog > Notícias > Mais de 1.800 imigrantes morreram afogados, alerta entidade católica
Notícias

Mais de 1.800 imigrantes morreram afogados, alerta entidade católica

Fabio Botto
Compartilhar
Compartilhar

Pelo menos 1.820 imigrantes, em sua maioria africanos, se afogaram no mar Mediterrâneo apenas nos primeiros seis meses de 2011, segundo estimativas reveladas nesta quinta-feira (16) pela comunidade católica São Egídio, em Roma.

A maioria dos mortos, 1.633, se dirigia à ilha italiana de Lampedusa, no arquipélago das Pelágias, no mar Mediterrâneo e situada a 205 km da ilha da Sicília e a 113 km de Tunísia, segundo cálculos da São Egídio.

Dezenas de milhares de imigrantes e refugiados africanos chegaram este ano à ilha italiana de Lampedusa no sul da Itália. A maioria fugia de países como Tunísia e Líbia, palcos de uma intensa instabilidade política no norte da África.

Segundo números do Ministério do Interior italiano, em torno de 42 mil imigrantes africanos desembarcaram este ano na Itália, sendo 18.374 vindos da Líbia.

Boa parte dos imigrantes, sobretudo aqueles procedentes de Somália, Eritreia e Etiópia, foge da guerra em seus próprios países ou do conflito na Líbia, onde trabalhavam ou viviam em campos para refugiados.

As condições da travessia costumam ser terríveis, pois viajam em embarcações velhas, superlotadas e guiadas por traficantes de seres humanos que os abandonam em frente à costa européia, de acordo com a entidade.

Ato religioso pede mais solidariedade a europeus

Segundo a São Egídio, o número de mortos real pode ser muito maior, já que algumas embarcações naufragaram sem que houvesse testemunhas.

A entidade, que dá assistência aos imigrantes tanto legais quanto ilegais na Itália, organizou uma vigília de orações em homenagem aos mortos. O ato, chamado “Morrer de esperança”, homenageia as centenas de imigrantes que se afogaram durante os naufrágios de vários barcos superlotados que tentavam chegar ao continente europeu.

A celebração, presidida pelo monsenhor Antonio Maria Veglio, presidente do Conselho Pontifício para os Migrantes, pretende mexer com consciência dos europeus para que sejam mais solidários.

Segundo o religioso, a comunidade europeia não pode se calar para as mortes de inocentes.

– A morte de uma única pessoa nessas condições representa uma derrota para todos e não se pode ser indiferente diante disso.

Vários movimentos políticos europeus, entre eles o italiano Liga Norte, protestam contra a presença de tantos imigrantes na Europa e pressionam para que adotem medidas severas contra esse fenômeno.

Você pode se interessar também por ...

Italianos detidos em Alligator Alcatraz são transferidos
TRAGÉDIA: Um ano após Amatrice, terremoto volta a matar na ilha de Ischia, no sul da Itália
CAMPEONATO ITALIANO: Napoli derrota a Lazio e é líder na Itália; Milan vence
Italianos consumirão quase 5 mil toneladas de lentilha no ano novo
PESQUISA DO ISTAT: 21,1% dos jovens na Itália não trabalham nem estudam
TAGGED:alerta entidade católicaalerta entidade católica Mais de 1.800 imigrantes morreram afogadosMais de 1.800 imigrantes morreram afogadosNotíciasÚltimas Notícias
Compatilhar Este Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp Email Print
Artigos Recentes
Notícias

Eurodeputado italiano pede suspensão de acordo UE-Mercosul após veto à carne do Brasil

Fabio Botto
Fabio Botto
13 de maio de 2026
Itália desmonta esquema de policiais que vendiam dados de jogadores e celebridades
Princesa Kate chega à Itália e recebe honraria histórica em Reggio Emilia
Lufthansa ampliará participação na ITA Airways para 90%
Papa Leão XIV recorda 45 anos de atentado contra João Paulo II no Vaticano
Freira brasileira morre na região da Sicília, sul da Itália, ao salvar companheiras de afogamento
União Europeia proíbe importação de carne brasileira por uso de antimicrobianos
Italiano em quarentena apresenta sintomas de hantavírus após contato com vítima
Governo italiano descarta risco imediato de hantavírus, mas mantém cautela
- Publicidade -
Ad imageAd image
2007 - 2025 © Radio Italiana | UNO
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?