Notícias

Ministro Franco Frattini não acredita em eleições antecipadas na Itália, diante da crise do governo

O ministro de Relações Exteriores da Itália, Franco Frattini, negou a necessidade de antecipar as eleições no país, diante da crise aberta entre o chefe de governo Silvio Berlusconi e o presidente da Câmara dos Deputados, Gianfranco Fini.

Em uma reunião da direção do partido Povo da Liberdade (PDL), o partido do premier, Berlusconi e Fini se enfrentaram duramente sobre vários temas, depois de que o presidente da Câmara dos Deputados mencionou a possibilidade de formar uma frente interna própria.

"Creio que não" respondeu o chanceler quando os jornalistas lhe perguntaram se a Itália terá que antecipar as eleições por causa desta crise.

Frattini, que está em Tallinn (na Estônia) para uma reunião de ministros da Otan, afirmou que na reunião do PDL "o resultado da votação final conferiu ao grupo de Fini entre 5% e 8%".

Nessa reunião, acrescentou o chanceler, o primeiro-ministro saiu fortalecido, "enquanto quem pensava em enfraquecê-lo não conseguiu seu intento".

No debate do partido governista, Fini expressou suas diferenças com Berlusconi e disse acreditar que "não é alta traição afirmar que algumas coisas poderiam ser feitas melhor".

Fini, ex-titular da Aliança Nacional, o partido de direita nascido da evolução do pós-fascista Movimento Social Italiano, fundou o PDL junto com Berlusconi, que então presidia o Força Itália e atualmente está à frente deste grupo governista. 

Há meses, paralelamente a uma confirmação da aliança entre Berlusconi e a Liga Norte, Fini denuncia uma falta de iniciativa política de seu partido, assim como de uma escassa democracia interna.

Esta tensão interna levou na terça-feira (20) à criação de uma corrente minoritária no PDL, fiel ao presidente da Câmara dos Deputados, uma iniciativa que Berlusconi criticou duramente, afirmando que "as correntes são as metástases dos partidos".

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios