Ao usar este site, você concorda com nossa política de Política de Privacidade e Termos de Use.
Aceitar
.:: Rádio Italiana ::..:: Rádio Italiana ::.
Font ResizerAa
  • INÍCIO
  • NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • Catolicismo Romano
    • Variedades
    • Dicas Culturais
    • Festival di Sanremo
    • Folclore Italiano
    • Geografia da Itália
    • Gramática Italiana
    • Hino da Itália
    • História da Itália
    • Previdência Italiana
  • CULINÁRIA
  • ENTREVISTAS
  • MÚSICA
    • Música Italiana
    • Letras de Músicas
  • TURISMO NA ITÁLIA
  • BLOG DO BOTTO
Reading: Papa Emérito Bento XVI sofre de Mal de Parkinson, segundo revista
Compartilhar
Font ResizerAa
.:: Rádio Italiana ::..:: Rádio Italiana ::.
  • Insider
Pesquisar
  • INÍCIO
  • NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • Catolicismo Romano
    • Variedades
    • Dicas Culturais
    • Festival di Sanremo
    • Folclore Italiano
    • Geografia da Itália
    • Gramática Italiana
    • Hino da Itália
    • História da Itália
    • Previdência Italiana
  • CULINÁRIA
  • ENTREVISTAS
  • MÚSICA
    • Música Italiana
    • Letras de Músicas
  • TURISMO NA ITÁLIA
  • BLOG DO BOTTO
Have an existing account? Sign In
Follow US
.:: Rádio Italiana ::. > Blog > Editorias > Catolicismo Romano > Papa Emérito Bento XVI sofre de Mal de Parkinson, segundo revista
Catolicismo Romano

Papa Emérito Bento XVI sofre de Mal de Parkinson, segundo revista

Fabio Botto
Compartilhar
Compartilhar

A decisão de Joseph Ratzinger, o papa Bento 16, de renunciar ao trono em 2013 surpreendeu o mundo pela raridade do gesto na história da Igreja Católica. Em reportagem publicada pela revista Veja afirma que, entre as razões do gesto extremado, havia o diagnóstico de Mal de Parkinson, doença degenerativa crônica do sistema nervoso central que afeta progressivamente os movimentos.

No dia 11 de fevereiro daquele ano, ao comunicar a cardeais o ato extremado, Bento 16 deu pistas dos motivos do afastamento: “Depois de ter examinado repetidamente a minha consciência perante Deus, cheguei à conclusão de que as minhas forças, devido a uma idade avançada, não são capazes de um adequado exercício do ministério de Pedro”.

https://www.provincia.biella.it/

Assinada pela jornalista Adriana Dias Lopes, a reportagem recorre a fontes anônimas, não autorizadas a “falar publicamente” sobre a doença, para reconstituir bastidores da evolução dos problemas de saúde do papa emérito.

Desde o diagnóstico positivo, a rotina de Bento 16 passa por mudanças em decorrência das limitações sofridas pelo corpo. Todas as manhãs, às 7h45, ele recorre a ajuda de assessores para manter-se de pé.

Para responder a cartas de fieis, usa lápis curtos, cortados no tamanho da mão, para ser usado com mais firmeza. As letras ficam miudinhas, típicas de portadores do Mal de Parkinson.

A parte do corpo mais comprometida até agora, segundo a revista, são as pernas. No início, uma bengala auxiliava nas caminhadas. Agora, precisa de um andador e de uma cadeira de rodas. Sem esses amparos, corre risco de cair e se machucar, como aconteceu pelo menos uma vez, o que o deixou com um hematoma no olho.

Com passos curtos e lentos atravessam apenas pequenas distâncias. Quando se desloca até a gruta de Nossa Senhora de Lourdes, no jardim do Vaticano, percorre os 200 metros em um carro próprio para jogo de golfe.

De acordo com a revista, a doença foi descoberta um ano antes da renúncia, quando Bento 16 foi desaconselhado a fazer viagens transoceânicas por causa dos problemas de saúde. Com isso, ele desistiu de participar da Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro, em julho de 2013. Quem participou do encontro foi seu sucessor, o papa Francisco.

Bento 16 mora dentro do Vaticano, no convento Mater Ecclesiae, um prédio de dois andares e 400 metros quadrados. Sinais de que os movimentos estavam comprometidos apareceram em 2012. Para um deslocamento de 100 metros na Basílica de São Pedro, ele usou uma plataforma móvel, empurrada por auxiliares.

https://www.provincia.biella.it/

Irmão do papa Emérito, Georg Ratzinger deu uma entrevista em 15 de fevereiro para a revista alemã Neue Post depois de uma visita ao Mater Ecclesiae. “Meu irmão sofre de uma doença paralisante. O maior medo é que a paralisia possa, a dada altura, atingir seu coração. Aí tudo pode acabar rápido. Oro todos os dias por uma morte boa”, disse Georg.

O vaticano negou a informação. Mas as evidentes limitações físicas de Bento de Joseph Ratzinger e o histórico de não tornar públicas as doenças, como aconteceu no caso do papa João Paulo II, reforçam as informações publicadas por Veja.

Você pode se interessar também por ...

Papa Leão XIV e Erdogan discutem migração e conflito no Oriente Médio
Papa Francisco recebe Javier Milei por 1 hora no Vaticano
CATOLICISMO ROMANO: Vaticano reconhece 2º milagre de João Paulo II, que pode ser canonizado
Segundo dia de conclave começa com nova fumaça preta
Papa doou 200 mil euros para ajudar presos antes de morrer
TAGGED:bentopapa
Compatilhar Este Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp Email Print
Artigos Recentes
Notícias

Governo Giorgia Meloni rechaça pressões por renúncia após derrota no Parlamento

Fabio Botto
Fabio Botto
15 de julho de 2026
Itália diz que América Latina é sua “prioridade”
União Europeia anuncia acordo com Ucrânia para potencializar produção de drones
Ministério Público de Milão pede arquivamento de inquérito contra ex-chefe de arbitragem na Itália
Robert De Niro apresenta versão restaurada de “1900”, de Bertolucci, em Roma
Itália confirma condenações por morte de paquistanesa que rejeitou casamento arranjado
Papa Leão XIV aceita renúncia de bispo no Peru afastado após acusações de abuso
Governo Meloni prepara mudança em sistema eleitoral a 1 ano de voto
Roma recebe nova rodada de negociações entre Líbano e Israel
- Publicidade -
Ad imageAd image

2007 - 2026 © Radio Italiana | UNO

Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?