Notícias

Polícia italiana encontra quadro do século 14 em Nápoles

Policiais italianos encontraram no último fim de semana um quadro do século 14 que havia sido furtado de uma basílica de Nápoles.

A tela, um “Salvator Mundi” de escola leonardesca atribuído a Girolamo Alibrandi (1470-1524), estava escondida em um apartamento na maior cidade do sul da Itália, e o proprietário do imóvel foi detido sob a acusação de receptação.

O quadro pertence ao museu Doma, da Basílica de San Domenico Maggiore, mas, segundo a polícia, ninguém havia se dado conta do furto porque a sala de exposição está fechada há três meses devido à pandemia do novo coronavírus.

“Não havia uma denúncia a respeito, e o prior [da basílica] não sabia do desaparecimento, já que a sala onde [o quadro] é conservado está fechada há três meses”, disse o procurador Giovanni Melillo.

“É possível que tenha sido um furto comissionado por uma organização dedicada ao comércio internacional de arte”, acrescentou. Já o delegado Alessandro Giuliano afirmou que a operação permitiu “restituir um bem de grande importância para Nápoles”.

“Resolvemos um caso antes mesmo que ele se criasse, visto que não havia denúncia”, ressaltou. A polícia não explicou como chegou até o apartamento onde estava a pintura.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios