Notícias

POLÍTICA: Graziano Delrio assume como novo Ministro de Infraestrutura e Transportes da Itália

O premier da Itália, Matteo Renzi, confirmou a nomeação de Graziano Delrio como ministro de Infraestrutura e Transportes, substituindo Maurizio Lupi, que renunciara há duas semanas por causa de um escândalo de tráfico de influência.

 

Atual subsecretário da presidência do Conselho dos Ministros, Delrio tem 54 anos e é considerado o braço direito de Renzi no governo. Ele prestou juramento na sede da Presidência da República.

 

Durante o mandato de Enrico Letta como premier (2013-2014), o novo ministro já havia chefiado a pasta de Assuntos Regionais. Além disso, Delrio foi prefeito de Reggio Emilia, uma das principais cidades da Emilia-Romana, entre 2004 e 2013.

 

Médico de formação e membro do centro-esquerdista Partido Democrático (PD), ele apoiou desde o início a candidatura de Renzi à Prefeitura de Florença e, mais tarde, para assumir o comando da legenda, coisa que aconteceu em dezembro de 2013.

 

O Ministério de Infraestrutura e Transportes é considerado estratégico pelo governo, já que é responsável por cuidar das obras da Expo Milão 2015, megaevento que acontece na capital da Lombardia entre 1º de maio e 31 de outubro deste ano. A pasta também gere as redes rodoviária, ferroviária, portuária e aeroportuária do país.

 

Seu antigo chefe, Maurizio Lupi, renunciou ao cargo no último dia 20 de março após escutas telefônicas autorizadas pela Justiça revelarem uma relação bastante próxima de seu filho, Luca, com o empresário Stefano Perotti, preso pouco antes por causa de seu suposto envolvimento em um escândalo de corrupção em obras públicas.

 

Luca teria conseguido um emprego com o empreiteiro em troca de diversos favores concedidos pelo seu pai. Lupi pertence ao Nova Centro-Direita (NCD), pequeno partido conservador que integra o governo Renzi.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios