Notícias

POLÍTICA ITALIANA: Pesquisa indica que Grillo superou a centro-direita

O Movimento 5 Estrelas (M5E) chega aos 29% das intenções de voto dos italianos, com um aumento de quase três pontos em relação às eleições do mês passado (24 e 25 de fevereiro), e com mais consenso do que os outros partidos, única exceção o Partido Democrático (PD), que registrou um crescimento pouco acima de 1%.

Os dados são de um levantamento realizado na quarta-feira (6) pelo instituto Ispo para o jornal Corriere della Sera.

A coalizão de centro-esquerda é, além dos grillinos, a única a crescer, embora pouco, e recebeu 29,8% (+0,2%). Já a centro-direita registra uma queda de 1,8%.

De acordo com o especialista Renato Mannheimer trata-se do efeito que os estudiosos norte-americanos definem "bandwagon", ou seja, a tendência do partido que saiu vitorioso nas eleições de aumentar seus consensos, o que em outros países costuma ser chamado de "subir no caminhão do vencedor".

Em qualquer caso, para Mannheimer, é uma "confirmação da popularidade do ex-comediante genovês Beppe Grillo (líder do M5E) e da aversão persistente (talvez raiva ou desprezo) de grande parte da população para com os partidos tradicionais". 

A lista do premier demissionário Mario Monti caiu abaixo de 10%, indica ainda a pesquisa. 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios