Gastronomia

Receita Gastronômica: “CANEDERLI” – Regione Trentino-Alto Adige

A Rádio Italiana disponibiliza a receita do “Canederli”, prato típico da região do Trentino-Alto Adige. Em suma, trata-se de bolinhos de pão, geralmente temperados com speck, manteiga e outros ingredientes.  Mas quais as origens deste prato, difundido em boa parte do norte da Itália? E como se prepara o canederli?

Antes de mais nada, os canederli são típicos não só no norte da Itália, mas também se encontram em toda a Alemanha, Áustria, Suíça, Polônia, República Tcheca e Eslováquia. Entretanto, nem todos sabem que este prato típico do Trentino tem origens pobres.

De fato, os canederli são bolas de pão preparadas com uma base de pão dormido, ovos e leite, com a adição de queijos e defumados. Ou seja, ingredientes que não custavam muito e estavam ao alcance dos camponeses.

Enfim, esses ingredientes simples, que eram muitas vezes sobras, juntos resultaram em um prato completo, muito fácil de preparar, sobretudo para quem tinha acesso a esses ítens todos os dias.

História:

Na capela do castelo de Hocheppan, uma majestosa fortaleza em Appiano, a poucos quilômetros de Bolzano, se encontra o primeiro testemunho que retrata os canederli. De fato, há um ciclo de afrescos que remontam a 1180, que ilustram uma mulher que prepara 5 canederli. Enquanto estes cozinham na panela, ela é retratada enquanto prova um deles com um garfo.

Além disso, há uma lenda que conta como teriam nascido os canederli. Diz-se que, por volta do século XV, os soldados mercenários Lansquenetes chegaram a uma fazenda do Alto Ádige e ameaçaram saqueá-la e destruí-la se as mulheres não preparassem algo para eles comerem.

Dessa forma, as mulheres juntaram os poucos ingredientes à disposição e cozinharam uma massa feita de pão, ovos, cebola, speck, leite e farinha de trigo. Felizmente, os soldados adoraram a refeição, tanto que o comandante disse: “Estas balas de canhão derrubariam até mesmo o homem mais bravo”. Por fim, os ferozes mercenários, domados pela deliciosa comida, decidiram então ir embora da fazenda de modo pacífico.

Ingredientes:

  • 150g de pão amanhecido cortado em cubos
  • 80g de speck cortado em cubinhos (ou bacon)
  • 40g de cebola picada
  • 100ml de leite
  • 2 ovos
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • 2 colheres de sopa de farinha de trigo
  • 1 colher de cebolinha picada fininha
  • 1 colher de salsinha picada fininha
  • sal à gosto

*Caso não encontre speck, você pode utilizar bacon ou outro defumado de sua preferência.

Modo de Preparo:

Refogue a cebola na manteiga.
Quando estiver bem dourada, retire-a do fogo e misture-a aos cubos de pão. Adicione os cubinhos de speck e a farinha de trigo. Misture tudo até ficar homogêneo.
Em outro recipiente, bata os ovos. Adicione então o leite, a salsinha e o sal.
Una as duas misturas e mexa delicadamente. Deixe descansar por 15 minutos.
Forme, então, bolas de cerca 5cm de diâmetro. Se o canederlo ficar muito mole, adicione um pouco de farinha de rosca (evite adicionar mais farinha de trigo).
Coloque água para ferver em uma panela grande. Quando estiver fervendo, adicione sal e cozinhe as bolas por 15 ou 20 minutos em fogo baixo.
Escorra os canederli.  Por fim adicione a cebolinha e sirva-os com caldo de carne ou então com um pouco de manteiga derretida e queijo ralado.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios