
Ciao a tutti, come và?
Infelizmente, a notícia dessa semana para a nossa coluna não é boa: caiu um teleférico na região do Piemonte, matando 14 pessoas.
A Itália, como em muito países europeus, traz regiões muito montanhosas e, por conta disso, um transporte tradicional é o “funicolare”, um bonde que corre sobre trilhos e que faz o transporte da parte alta da cidade para a parte baixa e vice-versa.
Esse transporte também pode se dar sob cabos, conhecido por teleférico.
Pois, no último domingo (23/05/2021), um teleférico na cidade de Stresa, na região do Piemonte, ao norte da Itália e que liga à montanha Mottarone, despencou matando quatorze pessoas.
O teleférico, da empresa Piemonte Funivie foi inaugurado em 1º de agosto de 1970 e em 2002, o teleférico passou por uma reforma extraordinária realizada pela empresa Poma Itália. Em 2014 o teleférico foi fechado para outra ampla reforma e reaberto em 13/08/2016, fechando por conta da Pandemia e reabrindo em 24 de abril de 2021, ou seja, a cerca de um mês.
O trágico acidente comoveu a Itália e o mundo. O presidente Sérgio Mattarella disse:
“O trágico incidente no teleférico Stresa-Mottarone suscita uma profunda dor pelas vítimas e uma grande apreensão por aqueles que estão lutando por sua vida nesse momento. Exprimo às famílias atingidas e à comunidade em luto o sentimento de toda a Itália. A esses sentimentos, junta-se o pedido para o rigoroso respeito das normas de segurança para todos os setores que fazem o transporte de pessoas”.
Nossos sentimentos, da Radio Italiana a todas as vítimas, familiares e amigos das vítimas.
Arrivederci!
Dr.Rodrigo Capobianco é advogado ítalo-brasileiro e colaborador da Rádio Italiana,