Notícias

Partido Forza Italia ataca presidente italiano Giorgio Napolitano sobre queda do governo Berlusconi

O líderes do partido Forza Italia no Parlamento italiano, Renato Brunetta e Paolo Romani, exigiram que o presidente do país, Giorgio Napolitano, dê explicações sobre sua possível participação na queda do governo de Silvio Berlusconi, em novembro de 2011.

Segundo eles, as revelações contidas no livro do jornalista norte-americano Alan Friedman sobre o papel de Napolitano durante a crise política que levou ao fim do governo Berlusconi tecem "fortes dúvidas sobre o modo de entender a altíssima função do presidente da República".

"Recebemos com desânimo a suspeita de que o chefe de Estado, já em junho de 2011, realizou manobras políticas para derrubar o governo Berlusconi e substituí-lo por Mario Monti. O caso foi confirmado pelo próprio Monti", diz uma nota conjunta dos parlamentares do Forza Italia, partido reativado no ano passado por Berlusconi.

"Perguntamo-nos se ele respeitou a Constituição e o voto dos italianos para formar um governo que distorcia o resultado das urnas. Não escondemos nosso desânimo, e esperamos esclarecimentos urgentes e explicações convincentes", destacaram Romani e Brunetta.

As revelações de Alan Friedman estão em um livro e foram antecipadas pelo jornal italiano Corriere della Sera. Há semanas, o presidente italiano também tem sido alvo de críticas do Movimento 5 Estrelas (M5S), comandado pelo ex-comediante Beppe Grillo. A legenda chegou a pedir o impeachment do chefe de Estado, alegando que ele faz manobras políticas para favorecer determinadas alas da política italiana.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios