Notícias

Papa Francisco apela por fim da violência em Gaza e na Ucrânia

O papa Francisco pediu um basta à violência no Oriente Médio e na Ucrânia, em sua tradicional oração de domingo na Praça São Pedro, no Vaticano. "Que o Deus da paz suscite em todos uma autêntica vontade de diálogo e reconciliação. A violência não é vencida com violência. A violência é derrotada com a paz", disse o Pontífice, diante de centenas de fiéis, presidindo uma oração silenciosa pela paz.

Nas últimas duas semanas, aumentou a violência na Faixa de Gaza, que tem sido alvo de uma ofensiva militar por parte de Israel, que quer enfraquecer o Hamas. Mais de 55 mil palestinos tiveram de se refugiar em abrigos e mais de 300 morreram. Já na Ucrânia, confrontos entre separatistas pró-Rússia e o governo de Kiev teriam provocado um acidente com o avião da companhia Malaysia Airlines. Indícios apontam que a aeronave foi abatida por um míssil. Ao todo, 298 pessoas morreram.

Francisco também fez um apelo hoje (20) pela situação dos cristãos no Iraque. "Recebi com grande preocupação as notícias sobre a comunidade cristã em Mosul, no Iraque, e em outras partes do Oriente Médio, onde, desde o início do cristianismo, viveram com seus colegas oferecendo uma significativa contribuição ao bem da sociedade".

"Hoje, esses são perseguidos, caçados, obrigados a deixarem suas casas sem a possibilidade de levar nada junto", disse o Papa. Fontes de Mosul denunciaram que um palácio episcopal sírio-católico foi incendiado por rebeldes do Estado Islâmico do Iraque e do Levante (Isis, na sigla em inglês). O Isis deu um prazo de três dias para que todos os cristãos deixassem Mosul, cidade tomada desde 10 de junho pelos jihadistas. Ao assumir o controle, o Isis impôs a lei islâmica (sharia), proibiu o álcool e o tabaco, e obrigou as mulheres a usarem véus.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios