Notícias

POLÍTICA: Partido M5S pede impeachment do presidente da Itália, Giorgio Napolitano

O Movimento 5 Estrelas (M5S), liderado pelo ex-comediante Beppe Grillo, apresentou um pedido de impeachment contra o presidente italiano, Giorgio Napolitano, alegando "atentado à Constituição".

Segundo o vice-presidente do M5S na Câmara dos Deputados, Luigi di Maio, Napolitano tem governado e tomado decisões para favorecer apenas uma ala política. "De juiz ele passou para jogador com rosto de capitão", criticou.

O M5S é contrário às decisões tomadas por Napolitano desde a formação do governo do premier Enrico Letta. O partido acusa o presidente de abuso de poder, interferência em processos judiciários, entre outros.

Porém, questionado por jornalistas se estava preocupado com o pedido de impeachment, Napolitano se limitou a dizer: "Que o processo siga seu curso".

Enquanto isso, parlamentares do M5S protestam desde ontem no Palácio de Montecitório, sede da Câmara dos Deputados da Itália, tumultuando as sessões legislativas.

"Assistimos nessa sala a comportamentos e episódios gravíssimos a todo o mundo, a toda a cultura institucional e a toda a praxe democrática", disse a presidente da Câmara dos Deputados, Laura Boldrini.

Ela arrancou aplausos dos parlamentares do Partido Democrático (PD), ao qual pertence o premier Enrico Letta. Apenas três deputados do M5S estavam presentes.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios