Notícias

Presidente italiano Giorgio Napolitano cumprimenta soldados do país em força de paz no Líbano

O presidente da Itália, Giorgio Napolitano, chegou à base libanesa de Shama, que abriga militares da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (Unifil, na sigla em inglês). A viagem antecipa as comemorações do dia 4 de novembro — data em que se celebra a Festa das Forças Armadas no país europeu.

Acompanhado pelo ministro da Defesa, Ignazio La Russa, Napolitano discursou para os soldados que fazem parte do contingente italiano da Unifil.

"A vossa missão é e continuará sendo um dos pontos fixos do compromisso das Forças Armadas italianas e da nossa diplomacia nos cenários internacionais, em profunda transformação no século XXI", garantiu o presidente.

Ele expressou sua "apreciação pela obra extraordinária de apoio à paz e à estabilização de uma área de importância vital para o delicado equilíbrio do Oriente Médio e de toda a região mediterrânea".

A Unifil possui 12,5 mil soldados de vários países baseados no sul do Líbano, tendo sido criada em 1978 para monitorar a fronteira com Israel. A base de Shama, onde estão os militares italianos, fica a seis quilômetros do limite entre os dois países.

Durante o encontro com os soldados, Napolitano também exortou a Itália a superar "miopias e particularismos" de forma a entender o papel que pode desenvolver no crescimento da comunidade internacional.

O presidente também falou da importância das Forças Armadas na legalidade e defesa dos direitos humanos e, em consequência, na manutenção da paz, crescimento econômico e avanço democrático.

Sobre o trabalho dos militares italianos no Líbano, Napolitano disse que os soldados obtiveram resultados importantes e "reconhecimento de todas as partes interessadas". "Nos orgulha e torna conscientes da necessidade do pleno seguimento de nosso empenho aqui, onde se joga uma das partidas mais importantes para o futuro da paz", completou.

O ministro italiano da Defesa, Ignazio La Russa, afirmou que a missão da Unifil no Líbano é uma das mais importantes em defesa da estabilização e paz entre as quais seu país está envolvido.

Atualmente, a força multinacional está sob o comando do militar italiano Claudio Graziano. O mandato do país acaba em algumas semanas e a próxima nação a assumir a Unifil seria a Espanha. A imprensa local, porém, informou que Israel manifestou-se favorável à permanência da Itália no cargo, o que teria gerado desconforto entre os espanhois.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios