Notícias

Blogueiro misterioso denuncia os bastidores da política e causa reboliço na Itália

Um blogueiro misterioso que se esconde atrás do pseudônimo Spider Truman está causando reboliço na Itália, revelando pela internet as 'nem tão pequenas' armadilhas com as quais a classe política local defende os seus "privilégios de casta".

Em seu blog (http://isegretidellacasta.blogspot.com/) o blogger se identifica com a imagem da máscara de Guy Fawkes, o revolucionário que participou da tentativa de assassinato de James I da Inglaterra em 1605 e foi adotado como símbolo por hackers e outros subversivos informáticos.

Em suas páginas, Spider Truman contou, por exemplo, que não passa um dia sem que um deputado não denuncie o roubo de seu computador – ou de uma bolsa, no caso de uma mulher – para o posto policial da Câmara dos Deputados, já que existe uma apólice de seguro para indenizá-los de qualquer roubo que ocorrer na Casa.

Outro dia, ele publicou um enigma: "Como os nove barbeiros que trabalham na barbearia de Montecitorio (a sede da Câmara dos Deputados), ganhando um salário mensal de € 11 mil, suando para cortar duas ou três gloriosas cabeças por dia, falam todos com o mesmo sotaque? E como é que esse sotaque é o mesmo do ex-presidente da Câmara que os contratou em um concurso público tão transparente como seus cabelos?".

Em suas páginas, o misterioso Spider também contou que os deputados não só recebem passagens aéreas gratuitas em qualquer voo doméstico, como cobram as "milhas" correspondentes no seu cartão pessoal, para que sua família também voe de graça, mesmo se estiver saindo de férias.

Já para o transporte terrestre, se não consegue um veículo com escolta policial (para o qual é suficiente enviar uma carta ameaçadora, que será exibida aos responsáveis pela segurança), é possível pelo menos receber uma autorização especial para Deputados, com a qual posteriormente dá para pedir o cancelamento de eventuais multas.

No meio da controvérsia pelos fortes cortes previstos pelo plano de austeridade, aprovado recentemente pelo Parlamento, as revelações maliciosas de Spider causaram sensação na rede e quase imediatamente começaram as especulações sobre sua verdadeira identidade.

O blogger mascarado disse ter 37 anos, ser originário do sul da Itália, ter trabalhado por 15 anos em Montecitorio como assistente de legisladores, depois do que "teve uma série de empregos no mercado negro, alguns contratos e atualmente continua como trabalhador temporário, ganhando € 900 por mês e um contrato que termina em 12 de dezembro".

"Decidi não revelar o meu nome porque não quero me transformar em um fenômeno de circo, nem tampouco quero satisfazer a morbidade dos italianos que querem espiar pelo buraco da fechadura os vícios dos arrogantes", disse Spider Truman em uma entrevista ao jornal Corriere della Sera, depois de confirmar em seu blog que ele era o "verdadeiro" Spider Truman.

Na mesma entrevista, o blogueiro promete que "minha identidade nunca será conhecida", mas de acordo com alguns investigadores na rede poderia tratar-se de Francesco Caruso, ex-deputado do Partido da Refundação Comunista (PRC) e militante contra a globalização.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios