Notícias

Conclave terá 115 cardeais votantes para eleger o novo Papa

O Conclave que elegerá o próximo Papa terá 115 cardeais habilitados ao voto, de um total de 117 que estavam nessa categoria, disse hoje o chefe da sala de imprensa do Vaticano, o padre jesuíta Federico Lombardi.

"Neste momento há 115 cardeais votantes", mas "há pessoas que não estão bem. Veremos se será possível assisti-las adequadamente", explicou o porta-voz da Santa Sé, que precisou: "Atualmente, não sei se esta lista vai diminuir".

A Constituição Apostólica também prevê a participação no Conclave dos religiosos doentes, mesmo sem contar com a presença deles na Capela Sistina. Seu voto pode ser recolhido pelos chamados "enfermeiros", observou ainda Lombardi.

Do total de 117 cardeais eleitores, o escocês Keith O'Brienrenunciou ao cargo de arcebispo depois das acusações contra ele de "comportamento inadequado", apresentadas por três sacerdotes e um ex-religioso.

Outra baixa é a do cardeal da Indonésia, Julius Riyadi Darmaatmadja, 78 anos, arcebispo emérito de Jacarta, que não viajará a Roma por motivos de saúde.

Quando perguntado pelos jornalistas se os cardeais usariam meios modernos de comunicação, o religioso respondeu: "Creio que os cardeais não têm durante o Conclave meios de conexão à Internet", ao falar da questão da incomunicabilidade que nesses dias acompanham os cardeais, visto que o Conclave é uma das eleições mais secretas do mundo. 

Os cardeais de todo o mundo que participarão do Conclave se alojarão na Casa Santa Marta ou Domus Sanctae Marthae, uma residência construída por João Paulo II, em vista da eleição de seu sucessor.

Anteriormente, existia a casa-albergue de Santa Marta e, em seu interior, o Dispensário Pontifício de Santa Marta.

A "Domus" é uma residência moderna para os cardeais e prelados que passam por Roma. Tem 106 suítes e 22 quartos individuais.

Entretanto, durante o período do Conclave calcula-se que em Roma haverá "muito mais pessoas do que quando Bento XVI foi eleito Papa", comentou recentemente o prefeito romano Gianni Alemanno.

Os jornalistas, operadores e fotógrafos credenciados junto à Santa Sé para este período somam 3.641 pessoas de 968 diferentes meios de comunicação, em 24 línguas e provenientes de 61 países. A maioria deles (2.479) são jornalistas de TV, enquanto o restante se divide entre cronistas da imprensa (336), fotógrafos (156), do rádio (231) e da web (115).

Desde o anúncio da renúncia de Bento XVI, Roma se prepara para o grande impacto que o Conclave terá para a Cidade Eterna, recordam outras fontes. Uma enxurrada de gente que poderia aumentar em 10% as presenças em relação a um período normal, frisam as autoridades.

"Os hotéis e pensões romanos têm uma capacidade para 100 mil camas e, portanto, nesta frente, não vemos nenhum problema", destacam os responsáveis pela associação Federalberghi da capital. 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios