Notícias

SUCESSÃO DO PAPA: Primeira reunião de cardeais para preparar conclave será em 4 de março

A primeira reunião de cardeais preparatória para o conclave que elegerá o sucessor de Bento XVI será realizada na próxima segunda-feira, dia 4 de março, às 9h30 locais (5h30 de Brasília), informou nesta sexta-feira o Vaticano.

A reunião acontecerá na Sala Nova do Sínodo, que fica no complexo da Sala Paulo VI, local das audiências públicas do papa durante o inverno e os dias de chuva.

A convocação foi feita pelo cardeal decano, Angelo Sodano, poucas horas depois de Bento XVI ter deixado de ser papa e após a Igreja Católica entrar no chamado período de Sé Vacante, ou seja, o período que vai desde que falece ou renuncia um pontífice até que seja eleito o próximo.

Em Roma já estão 144 cardeais, dos 207 formam o Colégio Cardinalício, mas a lei vaticana exige que no momento que se entra em período de Sé Vacante os cardeais tenham que ser avisados para que se preparem para o conclave.

Visto que ainda faltam vários cardeais e há um domingo de quaresma no período, a primeira reunião foi convocada para segunda-feira.

A partir dessa primeira reunião – na qual começarão a ser debatidos os problemas da Igreja e soluções – já poderá ser anunciada a data do conclave.

No dia 25 de fevereiro, Bento XVI deu liberdade aos cardeais para que pudessem antecipar o próximo conclave com a aprovação de um "motu proprio" (documento papal).

A norma vaticana estabelece que o conclave deve começar entre 15 e 20 dias depois do início da Sé Vacante, com o objetivo de permitir aos cardeais de todo o mundo comparecer a Roma.

Mas já que muitos cardeais viajaram a Roma para acompanhar Bento XVI em seus últimos dias de pontificado, o agora papa emérito publicou um "motu proprio", que mantinha essas datas, mas abria a possibilidade de antecipar o processo de sucessão.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios