Festival de Sanremo 2017 termina com melhor audiência em 12 anos PDF Imprimir E-mail
A edição de 2017 do Festival de Sanremo alcançou a melhor média de audiência do evento desde 2005.   

Segundo dados divulgados, as cinco noites da principal competição musical da Itália tiveram média de 10,8 milhões de telespectadores e 50,7% de share - em 2016 e 2015, esse número foi de 49,6% e 48,6%, respectivamente.   

Não à toa, a arrecadação publicitária do festival subiu 7% em 2017 e chegou à marca de 23 milhões de euros - o custo do evento é estimado em 15,5 milhões. A última noite da edição deste ano de Sanremo consagrou Francesco Gabbani como vencedor, com a música "Occidentali's Karma".   

O cantor de 34 anos obteve 36% dos votos (incluindo jurados, pesquisa de opinião e telespectadores), superando Fiorella Mannoia (33%) e Ermal Meta (31%). "Dedico essa vitória a todos aqueles que me apoiaram, a meu irmão e a vocês, Carlo e Maria, a todos. De coração", disse Gabbani, em lágrimas, aos apresentadores Carlo Conti, que comandou o festival pela terceira e última vez, e Maria De Filippi, que fez sua estreia em 2017.

No ano passado, Gabbani já havia vencido na categoria "Novas Propostas", com a canção "Amen". Nascido em Carrara, em 1982, o grande campeão de Sanremo tocou bateria pela primeira vez aos quatro anos e, aos nove, começou a estudar violão.

Aos 18, assinou seu primeiro contrato com uma gravadora, que o incluiu no projeto Trikobalto, banda que chegou a abrir um show do Oasis em Milão. Gabbani deixou o grupo em 2010 para iniciar carreira solo, cujo ponto mais alto foi atingido com sua vitória.

"Não esperava isso, de verdade. Que alegria, mas a ficha ainda não caiu", afirmou o músico.
AddThis Social Bookmark Button