Eros Ramazzotti PDF Imprimir E-mail

Image Eros Ramazzotti nasceu em 28 de outubro de 1963, na cidade de Roma, Eros passou sua infância sonhando com uma carreira de sucesso como cantor, encorajado por seu pai Rodolfo. Concluindo a escola média, Ramazzotti tentou  entrar em um Conservatório, mas não foi apto no exame de admissão, se inscreveu então no curso de contabilidade,mas a experiência foi breve, pois só tinha a música em mente e largou o curso já no segundo ano.

Em 1981 participou do concurso "Vuoci Nuove di Castrocaro": e chegou na final com "Rock 80",uma canção escrita por ele mesmo que permitiu obter seu primeiro contrato discográfico com o jovem selo DDD. Eros mudou para Milão e ficou morando na sede da gravadora. Em 1982 lançou seu primeiro single "Ad un amico", mas ainda era um talento inexperiente, assim se uniu a um músico especialista:Renato Brioschi.

Depois de um ano de trabalho, chegou o sucesso. Eros triunfou no Festival de Sanremo em 1984 com a canção "Terra Promessa",escrita por ele,Renato Brioschi eAlberto Salerno(co-autor do texto).
"Terra Promessa" foi executada em toda Europa,todo seu disco foi traduzido também para o espanhol.

Em 1985 Eros voltou ao Festival de Sanremo e se classificou em sexto lugar com "Una storia importante",do álbum "Cuori agitati".O single "Una storia importante"virou um hit europeu,principalmente na França,onde vendeu um milhão de cópias.

1986:Ramazzotti lançou seu segundo álbum chamado de "Nuovi eroi", mas acima de tudo conquistou a vitória no Festival de Sanremo (na terceira participação consecutiva)com a canção "Adesso tu".

Terceiro álbum em três anos: em 1987 saiu o cd "In certi momenti"que tem um dueto com Patsy Kensit ,"La luce buona delle stelle".Eros fez uma longa tournèe de nove meses e com um milhão de espectadores.O cd vendeu mais de três milhões de cópias no mundo. O número de fãs cresceu com o sucessivo mini álbum "Musica è" (1988),onde Eros demonstrou ter conseguido a completa maturidade artística.

A consagração de Eros como artista internacional chegou em abril de 1990, quando 200 jornalistas de todo o mundo participam da conferência em Veneza para a apresentação do seu quinto álbum:"In ogni senso",lançado em 15 países.O produtor americano Clive Davis aconselhou Eros a fazer uma apresentação no Radio City Music Hall em Nova York: Ramazzotti foi o primeiro artista italiano a se apresentar no prestigiado lugar.

Seguiu em uma outra longa tournèe que terminou no ano seguinte com um disco duplo ao vivo "Eros in Concert"em 1991. O álbum foi apresentado em Barcelona para um público de 20 mil pessoas.Transmitido e patrocinado pelo governo italiano e espanhol. A arrecadação do show foi revertida para o instituto de tumor de Milão e Barcelona.

1993:O álbum "Tutte storia"vendeu seis milhões de cópias e conquistou o "hit parade" da Europa. O videoclip "Cose della vita" foi dirigido por Spike Lee,que nunca tinha dirigido um artista branco. O tour "Tutte storia" percorreu todo o velho continente e países da América Latina.

Em novembro se apresentou na MTV Awards de Berlim cantando "Cose della Vita".

Em 1994 fechou um contrato mundial com a BMG internacional.

No verão de 1995 se apresentou no festival europeu de verão junto com Rod Stewart,Elton John e Joe Cocker.

Exatamente em 13 de maio de 1996, lançou o álbum "Dove c´è musica", outros 7 milhões de cópias vendidas. A gratificação profissional veio junto com a realização pessoal, um pouco depois do fim da tournèe nasceu sua filha Aurora Sophie (na Suíça em 5 de dezembro de 1996) com na época então sua namorada Michelle Hunziker. Eros demonstrou ser um pai afetuoso e se dedicou nos meses seguintes somente a sua filha. Exceto a música "That`s all i need to know" escrita por Joe Cocker.

Em outubro saiu "greatest hits"'Eros",com duas músicas inéditas e duetos com Andrea Bocelli ("Musica è") e Tina Turner("Cose della Vita-Can`t stop thinking of you").

A tournèe começou em 1998, passou pela América do Sul, Estados Unidos e Europa. Em maio participou do "Pavarotti and friends",cantando junto com ele "Se bastasse una canzone".

 

Em 1999 foi premiado como melhor artista internacional em Hamburgo com o"L`Echo Award"(Oscar da música alemã).

Agora com uma produtora, a Radiorama, Eros também trabalha como produtor musical.O oitavo álbum foi lançado no ano de 2000 "Stilelibero",onde teve um emocionante dueto com Cher em"Più che poi". Em 2001 se dedicou a nova tournèe.

No ano de 2003 lançou o novo álbum "9" que se manteve um dos mais vendidos durante 14 semanas consecutivas e resistiu por 95 semanas no top 100:resultado 3,5 milhões de cópias vendidas no mundo,sendo 1 milhão só na Itália.

Em 2004 partiu pra mais uma tournèe mundial (56 datas e com 550 mil espectadores) na América do Sul e do Norte e na Ásia. Foi lançado o dvd desta tournèe "Eros Roma Live".

Em 24 anos de carreira, Eros vendeu quase 35 milhôes de discos. E em 28 de outubro de 2005 saiu seu novo trabalho intitulado "Calma Apparente",o décimo disco inédito da sua carreira.



AddThis Social Bookmark Button