Previdência Social Italiana PDF Imprimir E-mail

P A R L I A M O   T R A   N O I

Image
 

A Rádio Italiana  possui um bloco na programação, chamado PREVIDÊNCIA SOCIAL BRASIL-ITALIA, onde são abordadas as principais notícias e informações da Itália, no campo previdenciário.

 

São discutidos e analisados temas atuais e de interesse da comunidade italiana, como previdência social italiana e assuntos que envolvem os principais acontecimentos da política e economia italiana, bem como a cidadania italiana

 

Este bloco é apresentado pelo jornalista Fabio Botto e também por um dos maiores especialistas em direito previdenciário italiano, Dr. Adelino Rosani Filho, que analisa as mudanças que ocorreram e que estão acontecendo no processo de aposentadoria italiana, entre outros assuntos de interesse geral.

 

PREVIDÊNCIA SOCIAL BRASIL-ITALIA tem a participação dos internautas através do e-mail  Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email    para esclarecimentos de dúvidas.

 

 

Maggiorazine Sociale:

 

Um  complemento de pensão a fim de garantir um valor mínimo para sobrevivência, ou seja, um valor mínimo de pensão de 516,46 euros. Vale lembrar que as pensões italianas que foram concedidas mediante o Acordo Internacional, deve-se somar os rendimentos de Previdência Brasileira ( os valores pagos pelo INSS Brasileiro) para compor o total de 516,46 euros mensais.

 

A maggiorazione sociale para o ano de 2007 é de 559,91 euros. 

Quem tem direito:. todo titular de pensão italiana;. a partir de 70 anos de idade;. limite de rendimento anual no ano de 2006 deve ser inferior a 7.162,22 euros.

Obs.: para os pensionista que não atingiram a idade de 70 anos, existem outros complementos de Maggiorazione Sociale, consulte-nos.  

  
Assegno per il nucleo familiare:

 

Um complemento de pensão italiana paga para os pensionistas italianos no Brasil, como um auxílio para os pensionistas que tem em seu núcleo familiar dependentes, como: esposa, filhos menores ou inválidos .

Quem tem direito:. titular de pensão italiana direta ( Pensione di Vecchiaia e Anzianità);. legalmente casados; Para dar andamento no pedido de Assegno per il Nucleo Familiare deve ser considerado o rendimento previdenciário de toda a família.

O Patronato SIAS está a disposição para análise dos benefícios pagos pelo INPS italiano e assim garantir os direitos dos pensionistas. Consulte-nos.  

 

Dichiarazione di Esistenza in Vita

 

À todos que recebem uma pensão paga pelo INPS italiano e que tenham completado 75 anos de idade, o Patronato SIAS recomenda fazer uma “Dichiarazione di Esistenza in Vita”, documento que atualiza e certifica seus dados junto ao INPS italiano.É importante fazer essa declaração para que o pensionista não tenha problemas na manutenção do pagamento do benefício, ou seja, não fazer a declaração de existência de vida pode acarretar na suspensão do benefício italiano.

   

 

ATENÇÃO: DÚVIDAS DETALHADAS SOBRE PREVIÊNCIA SOCIAL BRASIL-ITALIA, OS INTERNAUTAS PODEM ENTRAR EM CONTATO COM O PATRONATO SIAS - SERVIZIO ITALIANO DI ASSISTENZA SOCIALE, através do telefone: (55 11) 3129.4911

 

AddThis Social Bookmark Button