Notícias

Casos de sarampo na Europa aumentaram 60 vezes no ano passado

Os casos de sarampo dispararam 60 vezes em 2023 na Europa, tendo em vista que quase 2 milhões de crianças não foram vacinadas nos últimos três anos.

Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (22) em comunicado conjunto da Comissão Europeia, Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), por ocasião da Semana Europeia da Imunização, que ocorre entre 21 e 27 de abril “Nos últimos três anos, mais de 1,8 milhão de crianças na região europeia da OMS não puderam ser vacinadas contra o sarampo.  A consequência disto é um aumento de 60 vezes no número de casos da doença em 2023 em comparação com 2022”, diz o texto.

As três instituições internacionais destacam ainda que a “determinação em garantir os benefícios da vacinação a todos, em todos os lados, não deve vacilar”.

“Juntos, continuaremos a aumentar a sensibilização para os benefícios da vacinação e a aumentar a confiança nas vacinas para apoiar a procura pública de vacinas, agora e no futuro”, acrescenta a nota.

Por fim, a Comissão Europeia, OMS e Unicef reforçaram que vão permanecer ajudando “a garantir que os sistemas de saúde estejam adequadamente preparados para qualquer epidemia e futura pandemia”.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios