Notícias

ECONOMIA: Inflação na Itália salta para 1,7% em julho

Em julho a inflação na Itália subiu 1,7% sobre uma base anual, registrando uma aceleração face ao 1,3% de junho.

Trata-se da maior taxa desde dezembro de 2008, ditada pela alta dos preços de bens vinculados à energia(gasolina 8,9% e combustíveis 13,2% em uma base anual).

A estimativa preliminar foi anunciada pelo Instituto Italiano de Estatísticas (Istat), que precisou que os preços subiram 0,4%, segundo uma base mensal.

De posse destes dados provisórios, o Índice Harmonizado de Preços ao Consumidor (IHPC), que também considera as reduções temporárias de preço – como vendas e liquidações – registrou em julho um aumento de 1,8% em relação ao mesmo mês do ano anterior (e neste caso também se trata do maior aumento desde 2008), enquanto registra uma queda de 0,9% sobre junho.

Em se considerando os vários itens de despesa, a maior tendência de aumento se registrou nos transportes (4,6%), outros bens e serviços (3,4%) e educação (2,5%), revela ainda o Istat.

Variações tendenciais negativas se verificaram em comunicações (-1,3%) e alimentos e bebidas (-0,1%).

Em uma base mensal, os aumentos mais significativos dizem respeito aos transportes (1,2%), habitação, água, energia elétrica e combustíveis (0,8%) e serviços de alojamento e alimentação (0,5%). As variações foram nulas nos setores de vestuário e calçados, saúde e gastos com a saúde e a educação.

Variações negativas no curto prazo se verificaram para produtos alimentares e bebidas não alcoólicas, e comunicações (-0,1% para ambos).

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios