Notícias

Candidatura da Albânia é aprovada pela União Europeia

Os 28 membros da União Europeia aprovaram o status da Albânia como país candidato a entrar no bloco econômico, mas impuseram uma longa lista de condições para a nação balcânica.

O Conselho de Assuntos Gerais da UE disse que o governo albanês deve agir com decisão para reforçar a administração pública e o sistema judiciário, para enfrentar o crime organizado e a corrupção, para proteger os direitos humanos, das minorias e de propriedade e para adotar políticas contra a discriminação.

"O Conselho espera que a Albânia intensifique o seu empenho para uma pronta redução da pressão migratória sobre a UE, resolvendo a questão dos pedidos de asilo infundados apresentados por cidadãos albaneses", afirmou o órgão. A União Europeia também cobrou um maior compromisso na luta contra o uso de documentos falsos, a lavagem de dinheiro, o mercado de drogas e o tráfico de seres humanos.

"Estou ciente que o processo se tornou mais intenso, o caminho está mais difícil e o desafio é ainda maior. Mas nós faremos tudo que nos for pedido, porque isso é do interesse dos nossos filhos e do nosso futuro. Para todos os albaneses hoje há mais esperança e perspectivas", afirmou o primeiro-ministro Edi Rama.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios