Notícias

Autoridade tenta levar Michelle Obama à Expo Milão 2015

O embaixador dos Estados Unidos na Itália, John Phillips, afirmou que está trabalhando para trazer a primeira-dama Michelle Obama à Milan Expo 2015.

Phillips acredita que a feira com o tema "Alimentando o planeta, energia para a vida" vá de encontro com as lutas da primeira-dama com a alimentação de crianças ao redor do mundo. "Estou trabalhando para trazer a primeira-dama Michelle Obama para a Itália na Milan Expo 2015", contou Phillips na reunião com o governador da região da Campania, Stefano Caldoro. O embaixador ressaltou que há dificuldades naturais em relação à agenda da primeira-dama, mas que é algo que deve ser trabalhado em conjunto para trazê-la a Itália. A campanha "Let's Move!" de Michelle Obama é focada na questão da obesidade infantil que atinge crianças norte-americanas e oferece apoio através de uma dieta saudável e de exercícios físicos. O site da campanha aponta que a obesidade nos Estados Unidos triplicou nas últimas três décadas e que afeta 40% das minorias do país, como negros e índios.

Michelle publicou no site que essa luta não é apenas uma questão política para ela, mas também uma paixão. Uma missão. "Estou determinada em trabalhar com milhares de pessoas de todo o país para mudar a forma como uma geração de crianças pensa sobre comida e nutrientes", concluiu. A primeira-dama e suas duas filhas, Malia e Sasha, podem visitar o Vaticano no dia 27 de março junto com o presidente Barack Obama. Neste mesmo dia, Obama irá se encontrar com o papa Francisco, o presidente italiano, Giorgio Napolitano, e o primeiro-ministro Enrico Letta. O presidente norte-americano será recebido pelo Papa para discutir a luta comum de ambos sobre a pobreza mundial e a crescente desigualdade social. Os interesses de Francisco em combater a fome no mundo e na redução do desperdício de comida aumentaram as esperanças entre os altos funcionários da feira e do arcebispo de Milão de que o pontífice visite a Milan Expo 2015.

O Papa foi formalmente convidado para participar da feira na última sexta-feira por uma delegação que incluía vários funcionários importantes do evento e o arcepisbo de Milão, o cardeal Angelo Scola. O Papa já demonstrou diversas vezes a importância de erradicar a fome no mundo, reduzir o desperdício e melhorar a nutrição e distribuição da comida. Em mensagem à Organização de Agricultura e Alimentos dos Estados Unidos, Francisco afirmou que um terço de toda a comida produzida no mundo é desperdiçada e ressaltou que "devemos mudar nossos hábitos alimentares e nossa forma de viver". No último mês, em uma mensagem de vídeo para a campanha internacional pelos Cáritas no combate à fome mundial, o Papa disse que o mundo produz comida suficiente para que todos possam se alimentar e que não há justificativas para que quase um bilhão de pessoas morram de fome. "Não podemos fechar os olhos para essa questão e fingir que ela não existe", declarou em dezembro do último ano. Segundo o porta-voz do Vaticano, o Papa ficou impressionado de forma positiva com a cooperação internacional e o emprego de jovens pela Expo.

Os organizadores da Milan Expo 2015 esperam empregar cerca de 800 jovens para a feira, incluindo estagiários e trainees para preparar eventos especiais.

"O Papa nos disse para seguir em frente com o trabalho", comentou o arcebispo de Milão, o cardeal Angelo Scola, que se encontrou com Francisco como parte da delegação do comissário da Expo 2015, Giuseppe Sala, e de Diana Bracco, presidente da Expo 2015.

A delegação contou com autoridades da Igreja de Milão e do pavilhão da Santa Sé na feira internacional que acontecerá do dia 01 de maio até 31 de outubro de 2015. As questões que a Expo irá tratar com os 141 países participantes incluem produção de comida, distribuição e sustentabilidade no século 21.

Mais de 70 mil empresas da região da Lombadia estarão trabalhando em projetos ligados à Milan Expo 2015 de acordo com um estudo divulgado na quinta-feira pela Câmera de Comércio de Monza e Brianza. Em uma pesquisa com mais de 900 empresas da Lombardia, a Câmera descobriu que 12% das empresas de Milão já estão envolvidas na feira de comida e que 63% dos empresários entrevistados esperam se envolver com negócios gerados pelo evento.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios