Notícias

G8: Edifícios serão evacuados em caso de fortes terremotos

Os edifícios da cidade italiana de L'Aquila, sede da Cúpula do G8 que terá início nesta quarta-feira, serão evacuados caso a região seja atingida por tremores de intensidade superior a 4,5 graus na escala Richter. A determinação foi anunciada por autoridades locais. 

 

A reunião, que ocorrerá entre os dias 8 e 10, será realizada em um quartel equipado com sistemas antisísmicos. Desta forma, a estrutura do edifício poderá resistir a terremotos tão fortes quanto o de 6 de abril, que marcou 5,8 graus e teve seu epicentro em L'Aquila.      

 

Naquela ocasião, 297 pessoas morreram e cerca de 70 mil ficaram desabrigadas, e de lá para cá a região continuou a ser atingida por inúmeros tremores de intensidade menor. A situação preocupa as delegações dos governantes que irão à cúpula. 

 

Ontem, porém, o chefe da Defesa Civil da Itália, Guido Bertolaso, garantiu que a cidade foi dotada de uma estrutura adequada para emergências. 

 

Caso haja um tremor considerado forte, as autoridades serão imediatamente levadas a barracas. Em seguida, os bombeiros farão uma análise para constatar se as estruturas dos edifícios foram danificadas. Se houver condições, os trabalhos serão retomados normalmente. 

 

As delegações ficarão livres, contudo, para abandonar a cúpula se assim desejarem. Neste caso, autoridades italianas farão o acompanhamento até o aeroporto de Preturo, perto de L'Aquila. 

 

Por outro lado, se os prédios forem extremamente prejudicados pelo terremoto, o encontro será suspenso e posteriormente retomado em outro lugar. 

 

A ideia de levar a cúpula a L'Aquila partiu do premier italiano, Silvio Berlusconi, que pretende arrecadar mais recursos para a reconstrução da cidade e prestar uma homenagem a sua população. 

 

Participam da reunião as sete economias mais industrializadas do mundo — Estados Unidos, Itália, França, Japão, Canadá, Alemanha e Reino Unido –, a Rússia e os países emergentes: Brasil, China, Índia, África do Sul e Egito.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios