Notícias

POLÍTICA: Giorgio Napolitano diz que deixa presidência da Itália após maio de 2013

O presidente da República da Itália, Giorgio Napolitano, 87 anos, disse que sente "certo cansaço e o peso da idade" e por isso abandonará o cargo depois de maio de 2013, em declarações a um grupo de estudantes da escola Virgilio de Roma. "Efetivamente estou cansado e ninguém deve jamais considerar-se insubstituível", respondeu o 11º Chefe de Estado da Itália a uma pergunta sobre sua intenção de voltar a apresentar-se ao cargo.

Napolitano, que nasceu em 1925 em Nápoles e chegou à presidência em 15 de maio de 2006, em substituição a Carlo Azeglio Ciampi, comentou que é uma pessoa "que trabalhou muito, teve muitas satisfações e muitas responsabilidades".

"É necessário que haja novos candidatos para a presidência, portanto, após maio de 2013, poderemos ver-nos de novo, quando queiram, mas então já serei um cidadão comum", disse aos jovens em um discurso que será retransmitido nesta tarde pela televisão pública RAI.

O presidente da República da Itália representa a união nacional, acima das tendências políticas e é eleito pelo Parlamento em sessão comum por um período de sete anos.

De procedência comunista, Napolitano foi o principal artífice da transição do governo de Silvio Berlusconi ao do tecnocrata Mario Monti em novembro de 2011, em momentos em que a solidez dos mercados italianos faziam perigar seriamente a economia da Itália e de toda a zona do euro.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios