Notícias

Colheita de uvas para vinho na Itália neste ano de 2011 é a menor em 60 anos

A produção de vinho na Itália caiu para seus níveis mais baixos em mais de 60 anos em 2011, afetada por um setembro extremamente quente e seco, mas a qualidade da safra é promissora, indicou um relatório da indústria. A produção italiana de vinho caiu 14 por cento com relação ao ano passado para 4,03 bilhões de litros em 2011 – bem abaixo da média anual de 4,76 bilhões de litros no período de 2001 a 2010 -, de acordo com o relatório da Assoenologi, a associação dos enólogos italianos. "Estamos diante da colheita mais escassa dos últimos 60 anos. Para encontrar uma quantidade similar, devemos voltar a 1948, quando 40,4 milhões de hectolitros (4,04 bilhões de litros) foram produzidos", informou o relatório.

A produção também caiu porque os agricultores italianos – especialmente nas regiões da Sicília e de Puglia, no sul do país, e na região de Emilia Romagna, no norte – destruíram plantações sob o estímulo da União Europeia, disse o relatório.

Cerca de 9,3 mil hectares de vinhas foram destruídas dentro de um programa da UE em 2010, depois de mais de 22 mil hectares já terem sido destruídos em 2008 e 2009, afirmou o documento.

O programa da União Europeia, iniciado em agosto de 2008, oferece dinheiro aos produtores menos competitivos para que destruam as vinhas a fim de reduzir a produção destinada a drenar os "lagos de vinho" da Europa e remover 175 mil hectares de terra dos vinhedos de um total de 3,6 milhões de hectares na UE.

Os esforços dos produtores italianos para melhorar a qualidade das uvas também contribuíram para reduzir a quantidade, indica o relatório.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios