Notícias

Itália se diz pronta para ajudar na reconstrução da Líbia

O governo da Itália manifestou que está pronto para auxiliar a Líbia em sua reconstrução, auxiliando em tarefas de Defesa, como treinamento das forças de segurança e controle de armamentos. 

Em informe ao Senado italiano, o ministro italiano do setor, Ignazio La Russa, afirmou que a Itália pode oferecer às novas autoridades líbias treinamento das forças de segurança, controle de armas químicas e retirada de armamentos, como minas terrestres e bombas antiaéreas.

Segundo o alto funcionário do governo italiano, o país "está pronto para fazer sua parte" na reconstrução da Líbia.

Ele justificou que esses são setores "complexos e altamente sensíveis para os quais estamos prontos a fornecer a nossa contribuição, seja no âmbito de iniciativas internacionais ou sobre pedidos específicos das autoridades líbias com acordos bilaterais". 

La Russa detalhou que as operações de retirada de minas e o treinamento de forças de ordem serão temas debatidos em contatos específicos entre o ministro italiano do Interior, Roberto Maroni, e seu homólogo líbio. 

Em seu discurso, o titular da Defesa da Itália observou que, agora que acabaram os combates, é hora de reconstruir "uma estabilidade em um país devastado por estes oito meses de guerra civil".

Ele disse acreditar que "as orientações e os eventuais pedidos do novo governo líbio e as decisões coerentes dos organismos internacionais" serão "decisivos". É preciso "apoiar um caminho virtuoso que complete o processo de renovação", acrescentou. 

O ministro afirmou que após o encontro do Conselho da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) que ocorrerá amanhã poderão ser divulgados mais detalhes da cooperação.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios