Festival di SanremoNotícias

Participação de Zelensky no Festival de Sanremo gera polêmica na Itália

A decisão do Festival de Sanremo, o maior concurso musical da Itália, em convidar o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, para fazer um discurso por vídeo tem provocado polêmica entre boa parte dos políticos do país.

O ex-primeiro-ministro da Itália Giuseppe Conte, presidente do antissistema Movimento 5 Estrelas (M5S), declarou que “sinceramente” não acha “que seja tão necessário” que Zelensky “esteja em um contexto leve como o de Sanremo”.

“Se serve para conscientizar milhões de pessoas sobre o drama que a Ucrânia está vivendo, a presença de Zelensky pode até ser boa. Se, por outro lado, tiver que se tornar um espetáculo da guerra, o caso não é bem assim “, declarou o governador da Emilia-Romagna, Stefano Bonaccini.

Já o senador Carlo Calenda, líder do partido de centro Ação, também criticou a presença de Zelensky. “Há poucas dúvidas sobre nossa linha de apoio à Ucrânia. Porém, considero um erro combinar um evento musical com a mensagem do presidente de um país em guerra”.

Por outro lado, alguns membros do Partido Democrático são a favor, como Matteo Orfini e Alessandra Moretti, assim como o governador da Ligúria, Giovanni Toti, e Benedetto Della Vedova, do +Europa.

Entretanto, a Associação de Utilizadores de Serviços de Rádio e Televisão apresentou um aviso a emissora Rai, no qual pede que não permita a participação do líder ucraniano, porque o Teatro de Ariston não pode tornar-se palco de propaganda política.

O ex-chanceler da Itália Luigi Di Maio, por sua vez, também comentou o caso. “Zelensky em Sanremo participa como chefe de Estado de uma nação invadida e com seu povo ainda sob bombas. Há quem fale de equilíbrio e igualdade de condições. Vamos falar sobre quem está bombardeando eles também? Putin talvez”, escreveu.

O vice-premiê e ministro da Infraestrutura e dos Transportes da Itália, Matteo Salvini, já havia “alfinetado” a participação do líder ucraniano.

“Espero que Sanremo continue o festival da canção italiana e não outra coisa. Eles devem ter feito as análises, mas o que esperamos é que a guerra acabe o quanto antes e que o palco da cidade das flores fique reservado só para a música. Quem assiste quer escutar canções, não outras coisas”, disse a jornalistas locais.

O discurso de Zelensky deve ser transmitido no dia 9 de fevereiro, mas ainda não tem data confirmada. O Festival de Sanremo ocorre entre 7 e 11 do próximo mês.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios