Notícias

União Europeia anuncia entrada de Bulgária e Romênia no Espaço Schengen

A Bulgária e a Romênia integrarão parcialmente a área de livre circulação Schengen da União Europeia a partir de 31 de março.

O anúncio foi feito pelos 27 Estados-membros. Um comunicado de Bruxelas explicou que os países da UE decidiram, por unanimidade, eliminar os controles nas fronteiras aéreas e marítimas dos dois países a partir da data que corresponde à transição do horário de inverno para o horário de verão.

Os 27 terão que tomar uma nova decisão para escolher a data em que serão abolidos os controles nas fronteiras terrestres internas da UE para a Romênia e a Bulgária, segundo a nota do Conselho Europeu.

O Poder Executivo da União Europeia, também em comunicado, recebeu a decisão com satisfação, após 12 anos de negociações.

“É um momento histórico para a Bulgária e a Romênia e é motivo de grande orgulho para seus cidadãos”, declarou a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, em comunicado à imprensa.

A Comissão lembrou que considerou desde 2011 que os dois países estavam prontos para aderir ao espaço Schengen.

Viena havia imposto o veto em 2022 em protesto contra a entrada de muitos imigrantes clandestinos em seu território, mas concordou em revogá-lo em troca de garantias. Sófia e Bucareste concordaram em combater mais intensamente a imigração clandestina em uma declaração conjunta assinada no sábado com Viena

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios