Notícias

Primeiro-ministro italiano Matteo Renzi participará de marcha em Túnis

O primeiro-ministro da Itália, Matteo Renzi, viajará à Tunísia no próximo domingo (29) para participar de uma marcha contra o terrorismo na capital do país, Túnis. A manifestação é uma resposta ao atentado do último dia 18 contra o museu do Bardo, que deixou mais de 20 mortos.

O premier estará acompanhado da presidente da Câmara dos Deputados italiana, Laura Boldrini, e de outros líderes internacionais, como o chefe de Estado da França, François Hollande.

O slogan do protesto será a frase "Le monde est Bardo" ("O mundo é Bardo"), que remete ao lema "Je suis Charlie" ("Eu sou Charlie"), lançado após o ataque contra o jornal satírico francês "Charlie Hebdo". O objetivo da marcha é afirmar a vontade da Tunísia de superar o trauma do atentado e derrotar o extremismo.

As autoridades do país africano prenderam o suposto líder da célula responsável pela operação no museu. O grupo seria formado por 16 pessoas, incluindo pelo menos dois tunisianos treinados por jihadistas em Iraque e Síria.

No entanto, o ataque foi executado por apenas três integrantes, dos quais dois – Jabeur Kachnaoui e Yassine Laâbidi – foram mortos pela polícia. O terceiro, Maher Bin al Moulidi al Qaidi, continua foragido.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios