Notícias

Livro revela a história da imigração italiana em Minas Gerais

A originalidade do trabalho está na “análise inédita e complexa que teve como único objetivo extrapolar algo que esteja o mais próximo possível da verdade” (palavras do autor), a verdade sobre o papel da imigração italiana e a sua influência sobre herança mineira contemporânea, muito significativa para alguns, insignificante para outros pesquisadores.

Este livro bilíngue, em italiano e português, apresenta, nas suas 400 páginas, a parte mais importante, numa versão reelaborada e acessível ao grande público, da tese de doutorado do Professor Campoli que teve como orientadores o Professor Ângelo Turco da universidade dell’Aquila, na Itália, e o Professor Francisco Vinhosa, do Departamento de História da UFMG.

O trabalho de pesquisa foi desenvolvido em quatro etapas, a primeira foi a coleta de dados numéricos e também a pesquisa sobre as bagagens técnicas dos italianos que chegavam em Minas; a segunda etapa foi o estudo da sociedade de Minas Gerais antes da imigração italiana; na terceira o autor pesquisou as motivações sociais, políticas e econômicas que levaram os italianos a emigrar e os mineiros a receber esta imigração.

Na quarta e conclusiva etapa o Professor Campoli define o papel da imigração italiana em Minas Gerais, por meio da análise das ações práticas dos italianos sobre o território e sobre a sociedade local, e também dos projetos e das novas leis sobre a imigração e de todas as outras inovações elaboradas pela sociedade para gerenciar sua economia e seu território, como a introdução de novas formas contratuais criadas especificamente para os imigrantes.

Esta edição do livro, uma iniciativa da ACIBRA – Associação Cultural Ítalo-Brasileira de Minas Gerais, oferece a pesquisadores e amadores da história da imigração uma rica bibliografia, muitas fotos e reproduções de antigos mapas da região.

Entre muitos dados e considerações o livro apresenta também a reconstrução computadorizada de uma casa colonial e de uma grande fazenda, e um modelo com o funcionamento de todos os órgãos governamentais relacionados à imigração.

Impresso no formato 21×30 centímetros, a obra conta com um acabamento de luxo e com o projeto gráfico do famoso artista plástico Marcelo Xavier. Este será vendido pela Acibra MG pelo valor de R$50.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios