Notícias

LUTO: Aos 97 anos, morre a pintora italiana Carol Rama

A pintora italiana Carol Rama, 97 anos, faleceu em sua casa em Turim, informaram seus familiares. Conhecida por seu estilo excêntrico e inovador, a artista atuou no mundo das artes entre os anos 1930 até 2005. Ganhou fama internacional com a mostra monográfica no Museu de Arte Contemporânea de Barcelona, em 2014, com 200 obras expostas. O sucesso do evento foi tamanho que ela foi para o Museu de Arte Moderna de Paris, em 2015, e irá para Helsinke, Dublin e Turim até o fim de 2016.

A trajetória da artista italiana apresentou uma constante evolução e experimentação, tendo se unido ao Movimento de Arte Concreta na década de 1950. Durante esse período, suas obras deram destaque ao erotismo e a violência. Já na década seguinte, suas pinturas foram "acalmando-se" e uniram diversos elementos da natureza, que juntavam tanto a raiva como a vitalidade.

Nas décadas seguintes, a italiana usou diversos tipos de técnicas para expressar sua arte, sem deixar os elementos que a fizeram surgir para o mundo artístico esquecidos. Em 2003, um reconhecimento por toda a obra apresentada: ela recebeu um Leão de Ouro do Festival de Veneza por tudo que representou para a pintura italiana. Rama tinha como seus principais amigos e admiradores Andy Warhol, Edoardo Sanguineti, Carlo Mollino, Massimo Mila e Francesco Casorati.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios