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Produtores de vinhos da Itália marcarão presença em feira no Brasil

Treze produtores italianos de vinho, reunidos pela Italian Trade Agency (ITA), estarão presentes na quarta edição da Wine South America (WINESA), uma das principais feiras da América Latina dedicada ao setor vitivinícola, entre os próximos dias 12 e 14 de setembro, em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul.

A participação italiana no evento faz parte de um amplo programa de iniciativas voltadas para o trade e o consumidor com o objetivo de aumentar a presença do “belpaese” no mercado brasileiro, além de incentivar a entrada de novos rótulos e melhorar ainda mais a imagem do “Made in Italy.

Segundo o diretor do escritório brasileiro da ITA, Ferdinando Fiore, o Brasil é o quarto maior mercado dos italianos nas Américas, depois de Estados Unidos, Canadá e México.

Em 2022, o gigante sul-americano adquiriu 10,2 milhões de litros, de um total de quase 1,8 bilhões de litros exportados.

Já para os brasileiros, a Itália é o quarto maior fornecedor, com uma participação de 7%, atrás de Chile, Argentina e Portugal.

“Em valores, são quase US$ 37 milhões adquiridos pelos brasileiros, ou cerca de 8% do total importado”, ressaltou Fiore.

O Pavilhão Italiano apresentará vinícolas representativas da Itália, que conta com mais de 3 mil tipos de vinhos produzidos em todas as suas 20 regiões: Cantina di Solopaca (Campânia), Il Cortiglio (Campânia), Vigneti Reale (Puglia), Az. Agr. Martoccia di Brunelli Luca (Toscana), Cantina Valpolicella Negrar (Vêneto), Podere Casanova (Toscana), Borgo Palazzi (Toscana), Cantina Sociale Colli Fiorentini (Toscana), Il IV Miglio (Campânia), Cantine La Marca (Campânia), Cantina Etrusca (Toscana), Scuderia Italia (Vêneto/Toscana) e Cantina Vignaioli Scansano (Toscana). As vinícolas Cantina Valpolicella Negrar e Podere Casanova buscam importador no Brasil. Também participam da feira Cantina Colli Morenici, Cantina Fiorentino, Cantina Frentana, Cantina Valpatena, Najma Prosecco, Nosio Spa/Gruppo Mezzacorona, Terre di Giafar, Trullo di Pezza, Bosca e Vinicola Feudo Rudini.

Para Fiore, a participação na Wine South America é estratégica, pois permite acesso aos mercados do sul do Brasil e países limítrofes, onde o consumo per capita de vinho é mais do que o dobro da média nacional e, consequentemente, a predisposição ao consumo de produtos de melhor qualidade, como os oferecidos pelos italianos, é maior.

“Embora o consumo de vinho no sul do país concentre-se mais em produtos locais, o consumidor da região já está preparado e, se estimulado, tende a migrar parcialmente para um patamar onde os italianos competem”, afirma o executivo italiano.

Além disso, de acordo com Fiore, “o evento também traz para Bento Gonçalves alguns dos principais compradores de outros estados do Brasil e de outros países da região, completando o espectro de visitantes qualificados que visitam a feira”.

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