Notícias

ECONOMIA: Fundo Momentário Internacional prevê crescimento da Itália maior que 6%

O diretor do Departamento Europeu do Fundo Monetário Internacional (FMI), Reza Moghadam, elogiou as medidas tomadas pela Itália para sair da crise e previu um crescimento de 6% a mais no PIB italiano como decorrência de futuras reformas.

Em uma coletiva de imprensa em Roma, ele ainda comentou que o Estado italiano é um "verdadeiro modelo", no contexto europeu, pelas medidas feitas por seu governo, liderado pelo premier Mario Monti.

Em sua opinião, "a Itália está em um bom ponto e fez notáveis progressos nos últimos seis meses", mas ressaltou que, apesar dos "progressos" feitos, "é preciso agora fazer mais na frente do crescimento".

Sua recomendação ao país foi a de aprovar rapidamente a reforma do mercado de trabalho "porque criará postos".

"O quanto antes for adotada, mais rápida será a recuperação", atentou Moghadam.

O primeiro-ministro, que também estava na coletiva de imprensa, disse que a análise do fundo demonstra que a Itália "fez o que devia fazer para colocar as contas públicas em bases seguras e introduzir reformas decisivas", e salientou que este "não é o momento de soltar as amarras".

Monti participou da inauguração do Fórum PA 2012, um encontro entre membros da administração pública italiana, empresas e cidadãos.

Na ocasião, ele argumentou que a Itália, no âmbito da gestão da crise econômica, ainda está na primeira fase, "de emergência", mesmo com uma situação diferente da de novembro, antes dele ser designado ao cargo.

Ele negou, no entanto, que seu governo não queira dar um passo adiante e atestou que é seu empenho, "de todo o governo e, creio, de todo o sistema público italiano de levar adiante uma fase um e uma fase dois".

O chefe de Governo da Itália ainda comentou sobre o próximo encontro do G8, que será entre 18 e 19 de maio, em Chicago, e disse acreditar que "os temas estratégicos de grande escala" e "os temas econômicos" da zona do euro serão o foco da reunião.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios