Notícias

PESQUISA: 88,3% dos italianos adotam no mínimo cinco atitudes para ajudar o meio ambiente

É mulher, mora no norte da Itália, tem diploma universitário e idade entre 35 e 54 anos. Este é o perfil do italiano amigo do meio ambiente, identificado a partir de um levantamento feito pela Fondazione Impresa entre 600 pessoas. A pesquisa mostra que 88,3% dos italianos adotam no mínimo cinco atitudes ecossustentáveis, enquanto só 10,5% acreditam que seus hábitos e escolhas de consumo têm pouco ou nenhum impacto sobre o meio ambiente.

Quase 95% (94,8%) dos italianos evitam desperdícios de água, 88,8% utilizam lâmpadas de baixo consumo, 84,5% compram alimentos sazonais ou orgânicos, 82,5% limitam o uso do sistema de aquecimento ou resfriamento e 75% fazem a coleta diferenciada.

Relativamente poucos italianos usam os meios de transporte público ou a bicicleta (58,6%), e um número ainda menor opta pela partilha do carro (33,0%) e a compra de produtos a granel (31,5%). 

As atitudes "verdes" mais utilizadas são aquelas que fazem parte da esfera doméstica, explicam os pesquisadores, enquanto aquelas "de fora" – como o uso do transporte público ou da bike – lutam para se estabelecer. 

No entanto, ainda há esperanças para o futuro: 13,4% dos entrevistados declararam que atualmente não compram produtos a granel, mas estão dispostos a fazê-lo; 11,3% disseram o mesmo quanto a compartilhar o uso do automóvel (car sharing) e 10,8% em se referindo à reciclagem do lixo.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios