Notícias

Fusão criará maior grupo editorial da Itália

O grupo Fiat Chrysler Automobiles (FCA) assinou um memorando de entendimento para a fusão entre sua editora, a Itedi, proprietária dos jornais "La Stampa" e "Il Secolo XIX", e o Gruppo Editoriale L'Espresso, que publica a revista semanal "l'Espresso" e o diário "la Repubblica".

 

A união formará a maior empresa do setor editorial na Itália, ultrapassando a RCS Media Group, dos jornais "Corriere della Sera" e "La Gazzetta dello Sport". Atualmente, a holding da família Agnelli, controladora da FCA, detém quase 17% da RCS, participação que será repassada aos outros sócios para permitir a fusão entre Itedi e L'Espresso.

 

A Fiat Chrysler Automobiles terá 16% da editora resultante da operação – sua parcela atual na Itedi é de 77%. A nova empresa será controlada pela holding CIR, dona do Grupo Editoriale L'Espresso. Segundo a FCA, a negociação está em sintonia com seus planos de se concentrar cada vez mais no setor automotivo.

 

O grupo é fruto da fusão entre a Fiat e a Chrysler, concluída em 2014. Desde então, ele trabalhou para fortalecer suas marcas, principalmente a Jeep, mas saiu da montadora de luxo Ferrari, que agora é independente, embora seja controlada pela família Agnelli.

 

Atualmente, o jornal "la Repubblica", sediado em Roma, é o segundo mais vendido da Itália, atrás apenas do "Corriere della Sera", de Milão. Já o diário "la Stampa", baseado em Turim, é o quinto com maior tiragem. (Fonte: Ansa)

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios